25.7 C
Serra
terça-feira, 30 novembro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Xambinho quer monitorar poluição do ar, fiscalizar PPP do esgoto e ampliar coleta seletiva do lixo   

Leia também

Direitos Humanos | Serra vai ter mutirão para retificação de gênero e de nomes de pessoas trans

No dia 10 de dezembro se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.  E na Serra vai ter uma...

Prefeitura vai reforçar iluminação em bairros da Serra com extensões de rede

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Serviços (Sese), anunciou que sete bairros da Serra vão ganhar reforço...

ES terá audiências públicas para mostrar diagnóstico de ações para reduzir riscos de inundações

Ao longo dos meses de dezembro deste ano e janeiro de 2022, o Governo do Estado, discutirá a macrodrenagem...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

De Barcelona, Alexandre Xambinho deixou a Rede de Audifax este ano para se filiar ao PL de Magno Malta e concorrer à Prefeitura da Serra. Foto: Divulgação/Ales

As propostas para o meio ambiente de Alexandre Xambinho (PL) abrem a série que a editoria está trazendo com os programas dos postulantes à prefeitura da Serra. A publicação das matérias vai respeitar a ordem alfabética dos candidatos.

Dentre as propostas de Xambinho, que atualmente é deputado estadual e já foi vereador da cidade, está a criação de um sistema municipal de monitoramento da qualidade do ar, serviço que atualmente só é oferecido pelo estado.  O candidato também propõe digitalização integral e mais velocidade nos processos de licenciamento ambiental, inclusive com serviço on line de dispensa de licenciamento.

A candidatura defende a criação de novas reservas ambientais, mas o programa não cita onde. Xambinho propõe ainda fiscalizar a Parceria Público Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra que vigora desde 2015 na gestão do esgoto e que prevê até 2023 a universalização da coleta e tratamento no município. Prevê também fiscalização mais dura sobre concessionárias de serviço público.

A candidatura traz ainda a proposta de ampliação da coleta seletiva do lixo na cidade,  obrigatoriedade do comércio em receber de volta cascos de cerveja e refrigerante, despoluir as lagoas, implantar coleta de água da chuva e energia limpa em todos os prédios púbicos, além de mais eficiência para inibir os sujões dos pontos viciados de lixo e entulho.

E não é só. Xambinho também defende ampliar programa de educação ambiental nas escolas, estimular o uso da bicicleta conservando e ampliando a malha cicloviária. O programa cita ampliação do paisagismo e pavimentação nos bairros. Mas não detalha o formato disso. Vale lembrar que pavimentação generalizada com asfalto, por exemplo, é prejudicial ao meio ambiente, pois impede a penetração da água da chuva, gera mais escoamento superficial e risco de enchente, além de aumentar o calor.

Outro tema sensível do programa de Xambinho é a proposta de revisão, “com ampla participação da sociedade civil e do setor empresarial”, do Plano Diretor Municipal (PDM). A proposta fala em “utilizar metodologias que permitam maior previsão no zoneamento municipal, em especial quanto às Zonas de Proteção Ambiental, permitindo assim, maior agilidade na tramitação de processos”.

Como não há mais detalhamento deste item, não fica claro se a candidatura quer ampliar proteção das áreas verdes ou não. Vale lembrar que a Serra ainda possui remanescentes de matas, nascentes, alagados e pequenas lagoas entre os bairros, formando os chamados cinturões verdes. São locais que recebem enorme pressão imobiliária e paulatinamente vem sendo degradados.

A principal liderança estadual que apoia a candidatura de Alexandre Xambinho é o ex-senador Magno Malta, que também é do PL. A íntegra do plano de governo de Xambinho e dos demais candidatos à Prefeitura da Serra pode ser conferida aqui.

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!