23.2 C
Serra
segunda-feira, 06 de julho de 2020

Óleo ainda não chegou a Nova Almeida | Veja vídeo

Leia também

Projeto garante teste gratuito de coronavírus a doadores de sangue

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei versa sobre a inclusão de testes para detecção da Covid-19 em...

Viviane Miranda fará segunda live solidária no dia 12 de julho

A cantora Viviane Miranda, moradora de Feu Rosa, na Serra, fará sua segunda live solidária no próximo dia 12...

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do...
Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

O óleo que contamina as praias do Nordeste e dos municípios capixabas de Conceição da Barra, Linhares e São Mateus ainda não havia chegado a Nova Almeida, primeira praia da cidade que, em tese, receberia o poluente.

O TEMPO NOVO esteve agora a pouco (tarde desta terça-feira (12) no balneário e constatou que tanto a areia da praia quanto o rio Reis Magos, estavam sem manchas de óleo. Até esta terça-feira, o ponto mais próximo do litoral a receber a sujeira era as proximidades da foz do rio Doce, em Linhares.

O pescador da comunidade, Romildo da Silva Santos, disse que a expectativa é a de que o óleo posso chegar a praia um ou dois dias. “A boca do rio Doce está a umas trinta milhas daqui, isso dá 50km. E como a corrente vem do norte, vai chegar por aqui”, avalia Romildo.

+ Com óleo a cerca de 65 km da Serra, Prefeitura se mobiliza para limpar as praias

No entanto o pescador ponderou que, pelas características do litoral de Nova Almeida, existe a possibilidade do óleo passar direto para o sul, atingindo a região de Carapebus e, mais ao sul ainda, as praias de Vila Velha.

Na semana passada, o superintende do Ibama no ES, Diego Libardi, disse que o órgão estudava formas de colocar barreiras para tentar impedir que o óleo adentre manguezais.

Mas, na foz do rio Reis Magos, na tarde desta terça, não havia qualquer intervenção nesse sentido. Inclusive, por ser maré de lua cheia, as águas do mar entravam em grande volume no canal do rio.

No caso do Reis Magos, há preocupação com os 500 hectares de manguezais e com o abastecimento de água da região da Serra Sede, uma vez que a água do mar sobe até o ponto de captação da Cesan em Putiri, 13 km Rio acima.

A Prefeitura da Serra diz que está mobilizada para fazer a retirada do óleo se ele chegar às praias da cidade. 

Comentários

Mais notícias

Viviane Miranda fará segunda live solidária no dia 12 de julho

A cantora Viviane Miranda, moradora de Feu Rosa, na Serra, fará sua segunda live solidária no próximo dia 12 de julho, as 16 horas....

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do acompanhante), que alterou a lei...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!