A redução do volume d’água dos rios capixabas frente ao incessante aumento do consumo pode trazer uma nova realidade para o Espírito Santo: a reutilização da água de esgoto. A prática já é comum em regiões do planeta onde o líquido é escasso e está sendo proposta pelo Governo do Estado.
Este é um dos eixos do Programa Capixaba de Segurança Hídrica e do Uso Sustentável da Água que será lançado nesta quinta(11) às 14hs no auditório da Agência Estadual de Recursos Hídricos – (AGERH). O Programa prevê implantação de mecanismos de incentivo ao reuso da água e práticas sustentáveis.
Na ocasião a AGERH e a Agência Nacional de Águas (ANA) farão oficina para avaliar as ações do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), instituído em 2013 para articular Governo Federal e estados na governança das águas. A oficina acontece também na sexta(12).
A AGRH fica em frente a Universidade Federal do Espírito Santo, na rua desembargador José Fortunato Ribeiro nº 95 na Mata da Praia em Vitória. As informações são da assessoria de imprensa da AGERH.