24.5 C
Serra
sábado, 08 de agosto de 2020

Lagoa em área de preservação é poluída por esgoto da Cesan/Ambiental Serra

Leia também

Sítios do agroturismo da Serra voltam a funcionar aos fins de semana

Quer fugir da agitação dos grandes centros e curtir o fim de semana de uma maneira tranquila e diferente?...

Na véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra | Veja os horários

Neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra e em toda...

Alternativo comemora Dia dos Pais e do Estudante com ação em sistema drive-thru no sábado

Neste sábado (8) – véspera de Dia dos Pais – a Rede Alternativo de Ensino vai fazer a ação...
Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

O vazamento ocorreu na av. Lenine no Setor Ásia de Cidade Continental e atingiu nascentes na Área de Proteção Ambiental de Praia Mole. Foto: Divulgação/Anderson Muniz

Águas contaminadas poluíram uma das nascentes da lagoa de Carapebus na manhã desta segunda-feira (06). Este foi o resultado de um vazamento da rede de esgoto operada pela Parceria Público Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental da Serra na avenida Lenine em Cidade Continental, setor Ásia.

A denúncia foi feita pelo presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Muniz, que esteve no local e fez  este vídeo:

Anderson acionou a fiscalização de meio ambiente da Prefeitura e protocolou reclamação junto à Ambiental Serra. Fiscais ambientais estiveram no local e logo depois uma equipe da Ambiental Serra fez o reparo na rede a lavou a rua.

“Em menos de quatro horas o vazamento de esgoto foi solucionado e até o asfalto foi lavado. Porém, aí vai a minha pergunta: eficiência na prestação do serviço ou pressão popular? Segundo morador vizinho ao problema, ele já havia aberto protocolo há cerca de uma semana e ninguém apareceu. É um descaso mesmo!”, escreveu Anderson numa rede social.

A fiscalização ambiental da Prefeitura esteve no local e disse que irá autuar a Ambiental Serra. Foto: Divulgação/Anderson Muniz

À reportagem, Anderson disse que estranhou uma ligação que teria recebido de uma representante da Ambiental Serra identificada apenas como Simone durante a ação da fiscalização da Prefeitura. “A Simone me ligou pedindo o nome dos fiscais da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) que estavam no local. Achei estranho e disse que não passaria, que aquela informação não interessava a Ambiental Serra”, afirma.

Da avenida Lenine, o esgoto escorreu até a mata onde ficam nascentes da lagoa Carapebus. Vale lembrar que o local é protegido por lei, faz parte da Área de Proteção Ambiental Estadual de Praia Mole.

Concessionária será autuada pelo município

Em nota, a Semma informou que a Cesan/Ambiental Serra será autuada. Mas não adiantou se haverá multa e nem o valor. A reportagem solicitou um posicionamento da Ambiental Serra através da assessoria de imprensa da Cesan, que é quem responde pela PPP. Mas até o momento da publicação dessa reportagem não obteve retorno.

Técnicos da Cesan/Ambiental Serra chegaram ao local logo depois da equipe de fiscalização da Semma e estancaram o vazamento. Foto: Divulgação/Anderson Muniz.

Instituída em janeiro de 2015 sob a justificativa de ampliar a cobertura de coleta e tratamento melhorar a qualidade do esgoto tratada na Serra, a PPP vem sendo objeto de polêmica. Uma das principais é a frequência com que esgoto coletado – e cobrado – é lançado sem o devido tratamento no meio ambiente. Por conta disso, a Ambiental Serra e a Cesan já acumulavam, até julho do ano passado, valores milionários somados em mais de 50 multas aplicadas pela Prefeitura.

E na semana Cesan e Ambiental Serra foram flagradas jogando esgoto sem tratamento no córrego Doutor Róbson em Vista da Serra, situação que virou até caso de polícia. O manancial é um dos formadores da lagoa Juara.

Comentários

Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Mais notícias

Na véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra | Veja os horários

Neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra e em toda a Grande Vitória. No município,...

Alternativo comemora Dia dos Pais e do Estudante com ação em sistema drive-thru no sábado

Neste sábado (8) – véspera de Dia dos Pais – a Rede Alternativo de Ensino vai fazer a ação Drive-Thru da Família na Escola,...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!