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terça-feira, 22 de setembro de 2020

Chuva provoca inundações ao longo das obras do Contorno do Mestre Álvaro

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Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Aterro feito pelas obras em trecho de escoamento de águas. Foto: Bruno Lyra

A chuva não dá trégua no ES e já tem muita água acumulada no entorno das obras do Contorno do Mestre Álvaro. A reportagem do TEMPO NOVO esteve no local na manhã desta terça –feira (19), pouco antes da chuva forte que voltou a cair na cidade durante a tarde.

No trecho entre o acesso ao sítio histórico do Queimado e as proximidades do Contorno de Vitória, entre os polos industriais Jacuhy e Piracema, já havia tanta água que o líquido fluía até por cima de trechos do aterro relacionado às obras.

Um funcionário da empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para fazer a obra, disse que estão sendo colocadas manilhas e outras estruturas sob a via para escoamento das águas. Falou ainda que haverá trecho que a pista ficará sobre um elevado, justamente para dar maior fluidez ao escoamento das águas e evitar o efeito de represamento que uma estrada em terrenos suscetíveis a grandes inundações costuma provocar.

A reportagem acionou o DNIT para mais informações sobre o projeto de drenagem da futura rodovia, bem como as impressões do órgão após esse primeiro teste com chuvas intensas. Assim que tiver retorno publicará neste espaço.

Na última sexta-feira (15) o fotógrafo e ativista serrano Edson Reis visitou as obras e produziu imagens. No sábado (16), ele voltou ao local e notou que as águas haviam se elevado ainda mais.

As obras do Contorno do Mestre Álvaro começaram em maio e estão na fase da terraplanagem, cortes e aterros. A previsão é que a via fique pronta até o final de 2022, ao custo de R$ 300 milhões. Ela ligará a BR 101 na altura do Contorno de Vitória à região de Chapada Grande. Terá 19 km de extensão e deve tirar cerca de 35% do tráfego no atual trecho da BR 101 entre Carapina e Serra Sede.

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