• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.066 casos
  • 699 mortes
  • 33.566 curados
30.2 C
Serra
sexta-feira, 22 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.066 casos
  • 699 mortes
  • 33.566 curados

Vidigal critica PPP da Cesan e quer redução da taxa de esgoto para bairros mais pobres

Leia também

Serra já vacinou 644 moradores contra a Covid-19 e campanha continua nesta sexta

Desde a última segunda-feira (18), a Serra já vacinou 644 pessoas com a primeira dose do imunizante contra o...

Jair Reis, morador antigo de Jacaraípe, morre por complicações da Covid-19

A pandemia de coronavírus fez a Serra perder mais um ilustre morador. Trata-se de Jair Reis que não resistiu...

Contarato diz que chefe do Ministério Público atua como ‘advogado de Bolsonaro’

O posicionamento considerado ‘omisso’ do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, sobre a conduta de Jair Bolsonaro na crise sanitária...
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

O prefeito eleito Sérgio Vidigal concedeu entrevista ao Tempo Novo. Foto: Ana Paula Bonelli/TN

O TEMPO NOVO entrevistou o prefeito eleito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT). Durante a conversa – que durou aproximadamente 45 minutos – ele apresentou suas ideias e projetos para os próximos quatro anos da Prefeitura da Serra. A reportagem decidiu fatiar a entrevista em várias matérias para facilitar a visualização do conteúdo pelo leitor. Nesta, tratamos de saneamento e gestão do esgoto na cidade.

Desde 2015 a gestão do saneamento é realizada por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra. Desde então se esperava uma melhora substancial na qualidade das águas da Serra. Cinco anos após o início dos trabalhados, os resultados são duvidosos e inconclusivos, especialmente no que tange ao tratamento de esgoto, do qual não foram feitos investimos robustos.

Os mananciais da cidade seguem poluídos enquanto o consumidor pagar uma taxa de 80% a mais na conta de água. Estas foram algumas das críticas de Vidigal na gestão do esgoto. De acordo com ele, a Prefeitura irá pedir ao Governo do Estado uma revisão no contrato da PPP.

“Em 2012 fizemos um estudo sobre saneamento e definimos que os nossos ativos ambientais eram contaminados por esgoto doméstico na sua grande maioria. E uma das razões é o modelo do tratamento de esgoto, que é obsoleto. Esse formato não tem condição de atender a demanda de hoje em dia”, disse Vidigal, referindo-se as estações de tratamento tipo lagoa de decantação, que foram feitas entre as décadas de 80 e 90 para atender a demanda de uma Serra ainda em crescimento.

Vidigal disse que a proposta era trocar as 22 estações antigas e defasadas por nove estações modernas, iguais a de Manguinhos. “Temos que trocar as 22 estacoes de tratamento desse modelo por 9 projetos tipo o de Manguinhos, inclusive reutilizando a água tratada para indústria. Essa previsão no contrato da PPP está para 2026, mas ainda não foram feitas nenhuma nova estação. A que foi feitas, mas não pela PPP foi a de Cascata. Em Jacaraípe, por exemplo, é inadmissível, temos muitos pontos na orla que recebem esgoto quase em in natura”, explicou Vidigal.

Vidigal disse que já esteve na presença do governador Renato Casagrande (PSB) e tratou to tema de saneamento básico na Serra: “Já conversei com o governador e precisamos fazer uma revisão no contrato, pois a cidade precisa de uma nova ambiência de negócios voltada ao turismo por exemplo. Outra coisa é rediscutir as tarifas cobradas (referindo-se a taxa de esgoto). Uma coisa é a tarifa para quem mora em Manguinhos, outra coisa é para quem para em Vila Nova de Colares, estamos propondo uma revisão”, revelou Vidigal.

Confira o trecho da entrevista: 

Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!