24.1 C
Serra
terça-feira, 19 de novembro de 2019

Trilhas comemorativas para festejar o aniversário do Mestre Álvaro em novembro

Leia também

Um partido para chamar de meu, segundo Jair Bolsonaro

Nessa semana que passou, colocando termo final na sua relação conflituosa com seu Partido PSL, o Presidente Jair Bolsonaro...

Vai chover nesta terça-feira (19)? Veja na previsão do tempo

A semana do capixaba começou com chuva em quase todo o Espírito Santo, inclusive na Grande Vitória. E a...

Morador da Serra vence prêmio de design nacional

Referência internacional na produção de acessórios de decoração e utilitários em resina de poliéster, o artista plástico e designer...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Topo do Mestre Álvaro: 833 metros de altitude e riqueza em fauna e flora. Foto: Guardiões do Mestre

O aniversário do Mestre Álvaro é no dia 12 de novembro e para festejar a data, ambientalistas da Serra, farão trilhas comemorativas para levar aventureiros e turistas que queira conhecer as belezas naturais da montanha. O monte tem 833 metros de altitude é uma Área de Proteção Ambiental (Apa) e possui uma enorme riqueza em flora e faúna.

O Mestre Álvaro tem 833 metros de altitude e uma área total de 2.389 hectares. Em sua larga extensão é possível encontrar animais  como bugio, macaco prego, preguiça de coleira, ouriço, serpentes, anfíbios, aves,  tamanduá,  jacaré,  lontra, jaguatirica, entre outros. É no Mestre também que existe uma espécie única de planta, que só é encontrada em solo serrano: a Behuria mestrialvarensis (uma flor).

Início da subida da trilha de Furnas, pelo lado de Jardim Tropical. Foto: Guardiões do Mestre

A Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro, fará três trilhas simultaneamente no dia 10 de novembro – um domingo. As subidas serão realizadas pela Trilha das Águas,  Trilha Norte e Trilha de Pitanga. Todas sairão de pontos distintos rumo ao topo do Mestre Álvaro.

Os trilheiros se encontrarão no topo do monte, onde será realizada uma confraternização e sorteio de brindes como uma barraca  de camping, um mochila, um almoço para duas pessoas no Sítio Recanto do Mestre Álvaro e ainda um almoço para duas pessoas no Sítio Ouro Velha.

Quem quiser participar pode conferir os valores pelo telefone 27 99790-8261 com Bismarck.

Já o grupo Guardiões do Mestre vai promover uma subida até o topo no dia 15 de novembro – sexta-feira. Haverá também sorteio de brindes, como um fogareiro, três mochilas de trilha de 10 litros, três canecas esmaltadas alusivas aos Guardiões do Mestre e ainda uma caneca de porcelana alusiva aos Guardiões do Mestre.

O local do ponto de encontro dos trilheiros será a Igreja católica da Serra Sede, às 6h40. Informações pelo 27 99631-2337 com Junior Nass.

A subida é repleta de obstáculo e com mata fechada. Foto: Guardiões do Mestre

Cuidados e detalhes técnicos

As caminhadas, sejam por quaisquer das trilhas do Mestre Álvaro, são repletas de trajetos com obstáculos naturais e inclinado com mata fechada. O Mestre Álvaro não possui água mineral, possui cachoeiras, mas somente para banho.

Para subir a montanha com segurança é necessário usar bota de trekking ou tênis usado, levar três litros de água para hidratação, repelente, alimentação, mochila e protetor solar.

Podem acontecer também torção por movimento inadequado ao caminhar ou queda em obstáculos, pequenas lesões e escoriações e picada de inseto.

Comentários

Mais notícias

Vai chover nesta terça-feira (19)? Veja na previsão do tempo

A semana do capixaba começou com chuva em quase todo o Espírito Santo, inclusive na Grande Vitória. E a previsão do Instituto Capixaba De...

Morador da Serra vence prêmio de design nacional

Referência internacional na produção de acessórios de decoração e utilitários em resina de poliéster, o artista plástico e designer Rubens Szpilman, que é morador...

Mais de 100 vagas de emprego abertas no Sine da Serra

O Sine da Serra está com diversas oportunidades de emprego nesta terça-feira (29) e as chances são para profissionais com diferentes níveis de escolaridade....

OAB faz mutirão para orientar serranos sobre fraudes na Black Friday

O mutirão acontecerá nas proximidades da Avenida Central, em Laranjeiras, e os consumidores poderão se dirigir ao local para obter orientações sobre compras via internet, trocas e outras informações

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!