[secondary_title]

Sem licença e com denúncia no MP, imobiliária lança polêmico loteamento na Serra

- PUBLICIDADE-
Loteamento Capuba Ville foi lançado nesta sexta-feira, mas de acordo com a Prefeitura da Serra, a obra está sem licença. Crédito: Divulgação

A Imobiliária Universal realizou, na manhã desta sexta-feira (16), o lançamento do polêmico loteamento Capuba Ville, em Costa Bela, na Serra. A solenidade, no entanto, acontece em meio a um imbróglio: a construção está embargada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e com a licença suspensa, ou seja, a empresa responsável está proibida de executar qualquer tipo de serviço no local.

A suspensão da licença foi emitida pela Prefeitura da Serra no último dia 24 de agosto deste ano. No documento, ao qual o Jornal TEMPO NOVO teve acesso, o Município ressalta que a decisão foi tomada após a imobiliária não cumprir as condicionantes apresentadas pela Semma.

Conforme noticiado no dia 27 de maio, após denúncia de moradores, a Prefeitura da Serra apresentou um ‘show de irregularidades’ que teriam sido cometidas pela Universal durante a implantação do empreendimento. Na época, a empresa chegou a questionar o Município e cobrar provas por parte da Secretaria de Meio Ambiente.

A Universal tinha um prazo para cumprir as exigências do Município, o que, aparentemente, não foi cumprido. Por conta disso, a licença foi suspensa. Em conversa com a reportagem, o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, confirmou o embargo da obra, mas ressaltou que a empresa já começou a resolver os problemas apontados.

“Eles estão realizando o lançamento da obra hoje, isso, de fato, não é ilegal; eu não posso impedir que a empresa faça a solenidade. O que eles não podem fazer, é qualquer tipo de serviço na obra. A licença segue suspensa, mas deve ser liberada nas próximas semanas, pois eles começaram a cumprir as condicionantes e apresentar os projetos pendentes”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, a empresa, mesmo com a licença suspensa, prosseguiu com um caminhão para instalar postes no local. Por conta disso, o veículo foi apreendido e liberado após 14 dias.

Imobiliária diz que obra está liberada e acusa “abuso de poder”

Em conversa com o Jornal TEMPO NOVO, Valdecir Torezani – proprietário da Universal – contestou a Prefeitura da Serra e disse que a obra está com a licença liberada. Ele ainda questionou as reclamações dos moradores do bairro e declarou que se trata de um grupo pequeno de duas a quatro pessoas que estariam em perseguição e implicância contra a Universal.

“Não tem mais nada para liberar; a obra está autorizada. Isso é implicância de poucos moradores, que ficam perseguindo. Mas eu questiono: a minha obra está autorizada e com licença, mas e a casa dessas pessoas que estão reclamando? Uma delas mesmo está com um muro todo irregular”, disse.

Valdecir ainda afirmou que o caminhão foi apreendido mesmo sem nenhuma irregularidade cometida e disse que a Prefeitura cometeu abuso de poder na ação. “Esse caminhão estava instalando postes; não tinha nada com a obra em si. Foram lá, com abuso de poder, e apreenderam, mas logo depois liberaram”, ressaltou.

Por fim, o proprietário disse que a Universal está realizando diversas melhorias no bairro como, por exemplo, asfaltando ruas.

Denúncia no Ministério Público

Os problemas causados pela obra também foram parar no Ministério Público do Espírito Santo. O processo de N° 2022.0019.6684-70 “apresenta denúncia em face de Capuba Participações Empreendimentos Imobiliário Spe Ltda tendo em vista supostos fatos delituosos na implantação do Empreendimento Imobiliário Capuba Ville”.

O requerente do processo é o deputado estadual Bruno Lamas. O parlamentar realizou, no dia 31 de maio, uma audiência pública entre os moradores e com uma representante da empresa. O evento foi marcado por tensão e terminou sem respostas por parte da imobiliária.

Para responder pela empresa, compareceu a gerente de Marketing e Relações Institucionais, Juliana Botelho. Entretanto, de acordo com a assessoria do deputado Bruno Lamas, ao ser questionada pelo parlamentar, Juliana admitiu que não tinha respostas para parte das perguntas feitas por ele, entre elas: “a área foi adquirida de quem? Qual o prazo de conclusão da obra? Qual o número de unidades comercializadas? E se as licenças estão de posse da empresa?”, disse em nota.

O processo no MP foi apresentado no dia 6 deste mês e segue em andamento.

Entenda o caso

Moradores denunciam problemas causados pela obra na comunidade. Foto: Divulgação

A denúncia dos moradores sobre os impactos da obra foi divulgada pelo Jornal Tempo Novo no dia 20 de maio. Conforme informado, a bucólica comunidade, que antes era acostumada com muita tranquilidade, está passando por um verdadeiro pesadelo, com direito a inundações, rachaduras nas residências e muito barulho. Tudo isso, segundo os populares, está sendo causado pela obra da Imobiliária Universal.

Na ocasião, os populares chegaram a realizar uma manifestação exigindo que a empresa apresentasse soluções para os problemas denunciados. O morador do bairro, Adenis Júnior, é vizinho de muro com o loteamento. Em conversa com o Jornal Tempo Novo, ele explicou que a imobiliária está realizando um talude muito próximo as residências e com altura superior aos muros já existentes. Adenis afirma que isso já fez, inclusive, muros desabarem e casas sofrerem com infiltrações.

Com o novo loteamento, a imobiliária implantou novas vias e fez com que Costa Bela passasse a ter ligação direta com a região da Grande Jacaraípe, nas proximidades dos bairros São Francisco, Praia de Capuba e Enseada de Jacaraípe. Ocorre que anteriormente havia apenas um acesso para Costa bela, através da Rodovia ES-010, o que comunidade atribuía ao baixo índice de criminalidade comparado aos bairros vizinhos.

Situação essa que mudou nos últimos meses. Adenis Júnior afirma que o medo está imperando nos moradores do bairro, já que aumentou a presença de criminosos na comunidade. “Alguns moradores sequer conseguem dormir a noite com medo de invasões nas suas casas. Além dos danos materiais, essa obra está trazendo muita preocupação com a nossa segurança”, denunciou.

Polêmica com loteamento é antiga

O loteamento da Universal causa problemas desde antes sair do papel. Em 2017, o Tempo Novo já demonstrou a preocupação dos moradores com a construção, que ainda nem havia sido iniciada. Na época, a imobiliária estava sondando os moradores para compra de terrenos, o que iria permitir que o loteamento seja feito.

...

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra realizarem sua matrícula presencial....

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma noite dedicada ao metal....

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a elaboração do orçamento municipal...

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP. A informação foi divulgada...

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira (26) a pré-candidatura do...

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da galera que curte ‘bater...

Cervejaria de Bicanga promove fim de semana de viagem aos anos 80

Os amantes da boa música e da cerveja artesanal têm um encontro marcado neste final de semana na Cervejaria Incrível, em Bicanga, na Serra....

Feirinha Gastroartes terá shows e muita comida gostosa neste fim de semana

Neste fim de semana, a Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, terá atrações especiais durante a Feirinha Gastroartes. Agora, o evento se estende...

Mutirão do Procon em bairro da Serra nesta sexta e sábado

FRANCINI MORELLATO Nesta sexta (26) e sábado (27), o programa Procon nos Bairros estará na comunidade Jardim Tropical, na Serra. A Secretaria de Direitos Humanos e...
Anúncio
close-link