[secondary_title]

Obra de imobiliária transforma bairro da Serra em lamaçal e causa até desabamento em residências

- PUBLICIDADE-
Manifestação realizada na manhã desta sexta-feira. Foto: Divulgação

A construção de um loteamento em Costa Bela, na Serra, mudou completamente a vida dos moradores do bairro. A bucólica comunidade, que antes era acostumada com muita tranquilidade, está passando por um verdadeiro pesadelo, com direito a inundações, rachaduras nas residências e muito barulho. Tudo isso, segundo os populares, está sendo causado pela obra da Imobiliária Universal.

Na manhã desta sexta-feira (20), populares foram até a ES-010 protestar contra a empresa. De acordo com eles, a imobiliária tem trazido grandes prejuízos materiais aos moradores, principalmente, nas residências próximos ao novo loteamento Capuba Ville. As casas estão sendo inundadas por infiltrações, sofrendo com rachaduras nas paredes.

O morador do bairro, Adenis Júnior, é vizinho de muro com o loteamento. Em conversa com o Jornal Tempo Novo, ele explicou que a imobiliária está realizando um talude muito próximo as residências e com altura superior aos muros já existentes. Adenis afirma que isso já fez, inclusive, muros desabarem e casas sofrerem com infiltrações.

Talude próximo ao muro de morador: comunidade denuncia impactos como rachaduras, desabamentos e infiltrações. Foto: Divulgação

“A obra da vem trazendo prejuízos materiais e imateriais a nós moradores. Casas inundadas, trincadas, muros caindo, sensação de segurança já não existe. E tudo o que pedimos é que a construtora venha dialogar com a comunidade, acabar com as incertezas sobre esta obra, e trazer soluções para os problemas já existentes”, desabafa o morador.

Adenis ainda cobra fiscalização por parte da Prefeitura da Serra. “Até agora veio somente a Fiscalização Ambiental do Município. No entanto, nós sabemos que, a empresa está autorizada, com as licenças necessárias. Nós queremos que a obra em si seja fiscalizada; que os impactos sejam fiscalizados. A incerteza quanto ao rumo das obras, e os riscos que ainda podem trazer ao bem público e particular tem tirado o sono da comunidade. Porque está irregular. Quem vai pagar nossos prejuízos?”, indagou.

O morador ainda disse que os taludes estão sendo escorados sobre os muros das residências. “Os taludes formados, estão sendo escorados sobre os muros das casas, gerando danos estruturais e infiltrações. Como não existe nenhum projeto de medição de impactos ambientais e de obras civis sobre as comunidades vizinhas, não temos como precisar as consequências em épocas de fortes chuvas”, acrescentou.

O protesto desta sexta-feira foi pacífico e não bloqueou o trânsito da ES-010. No entanto, os motoristas precisaram realizar desvios criados pelos manifestantes. A comunidade afirmou que caso não seja atendida, marcará uma manifestação com bloqueio total na rodovia.

Insegurança

Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação

Com o novo loteamento, a imobiliária implantou novas vias e fez com que Costa Bela passasse a ter ligação direta com a região da Grande Jacaraípe, nas proximidades dos bairros São Francisco, Praia de Capuba e Enseada de Jacaraípe. Ocorre que anteriormente havia apenas um acesso para Costa bela, através da Rodovia ES-010, o que comunidade atribuía ao baixo índice de criminalidade comparado aos bairros vizinhos.

Situação essa que mudou nos últimos meses. Adenis Júnior afirma que o medo está imperando nos moradores do bairro, já que aumentou a presença de criminosos na comunidade. “Alguns moradores sequer conseguem dormir a noite com medo de invasões nas suas casas. Além dos danos materiais, essa obra está trazendo muita preocupação com a nossa segurança”, denunciou.

Polêmica com loteamento é antigo

O loteamento da Universal causa problemas desde antes sair do papel. Em 2017, o Tempo Novo já demonstrou a preocupação dos moradores com a construção, que ainda nem havia sido iniciada. Na época, a imobiliária estava sondando os moradores para compra de terrenos, o que iria permitir que o loteamento seja feito.

O que diz a Universal

A coordenadora de marketing da imobiliária Universal, Juliana Botelho, conversou com o Jornal Tempo Novo e afirmou que desde o início a empresa tem mantido o diálogo com a comunidade. Juliana enviou nota da empresa. Leia abaixo:

“A Imobiliária Universal é uma empresa que atua há 47 anos no mercado imobiliário e já construiu centenas de loteamentos. Prezamos pelo respeito e desde o início das obras, mantemos um diálogo aberto com a comunidade.

Ratificamos o nosso compromisso de levar desenvolvimento para região e informamos que todas as medidas cabíveis para reduzir os impactos durante as obras são realizados tais como: Manutenção de caminhão pipa atuando no controle de poeira e lavagem das vias, afastamento das residências e ainda  solucionamos algumas das reivindicações que já existiam antes do início das obras mesmo não sendo nossa responsabilidade.

As obras cumprem todos os tramites e processos legais para serem realizadas e todos os reivindicações apresentados estão sendo discutidas com a comunidade e com o setor de engenharia e conciliação da Universal. Estamos a disposição para esclarecimentos”.

Prefeitura vai fiscalizar obra 

A prefeitura da Serra informou, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que a situação está sendo  fiscalizada em conjunto com a secretaria de Obras. “A equipe está fazendo o levantamento das irregularidades, caso confirmadas, o Proprietário e o Responsável Técnico pela obra responderão pelas infrações”.

...

PL do Capitão Assumção quer ter maior bancada na Câmara de Vereadores de Vitória

A semana inicia com boas noticias no Partido Liberal, do Capitão Assumção. Após encerramento do prazo para se filiar a um partido político conforme...

Teatro para comunidade gratuito no palco do Eliziário Rangel neste sábado

A trupe composta por Roberta Portela, Antônio Vitor, Marília Loureiro, Júlia Monteiro, Dora Garcia e Lucas Emanoel está pronta para encantar a comunidade de...

Domingo terá pagode com Chega pra Perto no Mad Rocks, em Laranjeiras

Neste domingo (21), vai ter a Tardezinha do Mad, repleta de pagode, promoções e um cardápio exclusivo para o evento, que acontecerá no Mad...

Mutirão da Saúde com 2 mil atendimentos e consultas gratuitas neste sábado na Serra

O Serra + Saúde chega à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Planalto Serrano A neste sábado (20), das 8 às 14 horas. Os...

Feijoada, pagode e sertanejo para festejar aniversário do dono do Arpoador na Serra

O proprietário do Arpoador Gastrobar, Renato Vietchesky, celebrará seu aniversário com três dias de festa em seu estabelecimento em Colina de Laranjeiras, na Serra,...

Pagode, sertanejo e muita comida gostosa na feirinha de Colina de Laranjeiras

Neste fim de semana, a Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, sediará uma edição especial da Feirinha Gastroartes. Agora, o evento se estende...

Sucesso do arrocha, Racine Neto faz show na Serra em maio

Revelação do arrocha em Pernambuco, o cantor Racine Neto fará sua estreia na Serra com um super show em Jacaraípe, no Recanto dos Pássaros,...

Vidigal reforça Weverson como seu sucessor: “não sou homem de duas palavras”

O meio político da Serra ainda especula sobre a possibilidade de o prefeito Sergio Vidigal (PDT) estar blefando ao anunciar que não irá disputar...

Prefeitura abre processo seletivo com 448 vagas e salários de até R$ 16 mil

A Prefeitura de Linhares, município do Norte do Espírito Santo, anunciou a abertura de um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais...
Anúncio
close-link