E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Mais de 9 mil agentes de segurança vão atuar no 2º turno das eleições no ES

A operação contará com policiais, bombeiros e guardas municipais para reforçar a segurança dos eleitores durante a votação de domingo (25).
Compartilhe:
segurança no segundo turno das eleições
Na Serra e nos demais municípios capixabas, as forças de segurança atuarão de forma integrada. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

O segundo turno das eleições de 2026 contará com um reforço de aproximadamente 9.200 agentes de segurança no Espírito Santo. A operação ocorrerá neste domingo (25) e terá como objetivo garantir a tranquilidade dos eleitores, prevenir crimes eleitorais e assegurar o funcionamento da votação.

Dessa forma, na Serra e nos demais municípios capixabas, as forças de segurança atuarão de forma integrada. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) será responsável pela coordenação da operação.

Além disso, o planejamento seguirá o mesmo modelo adotado no primeiro turno, realizado em 4 de outubro.

Mais de 9 mil agentes vão reforçar a segurança nas eleições

Por isso, a operação reunirá profissionais de diferentes instituições estaduais, federais e municipais.

Entre as forças envolvidas estão:

  • Polícia Militar do Espírito Santo (PMES);
  • Polícia Civil do Espírito Santo (PCES);
  • Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES);
  • Polícia Penal do Espírito Santo (PPES);
  • Corpo de Bombeiros Militar (CBMES);
  • Polícia Federal (PF);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer);
  • Guardas municipais.

Além disso, equipes de diferentes órgãos públicos darão suporte às operações durante a votação.

Segurança será monitorada durante todo o domingo

Por fim, o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) coordenará as ações de segurança no segundo turno.

De acordo com apuração, a estrutura começará a funcionar às 7 horas de domingo (25). O acompanhamento continuará até o encerramento da apuração dos votos.

Além das forças policiais, o centro contará com representantes da EDP, Cesan, Ceturb, Ecovias, Samu e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Dessa forma, os órgãos poderão compartilhar informações e responder com mais rapidez a possíveis ocorrências.

O monitoramento também ocorrerá por meio de um painel de inteligência, que reunirá registros de crimes eleitorais e informações sobre pessoas detidas.

Primeiro turno teve 175 ocorrências suspeitas de crimes eleitorais

Durante o primeiro turno das eleições, realizado em 4 de outubro, as forças de segurança receberam 175 acionamentos para verificar possíveis crimes eleitorais no Espírito Santo.

Desse total, 19 ocorrências foram confirmadas pelas autoridades.

Os registros incluíram:

  • 10 casos de boca de urna;
  • 6 ocorrências de propaganda eleitoral irregular;
  • 3 casos de desobediência às determinações da Justiça Eleitoral.

Além disso, dez pessoas foram conduzidas a unidades policiais durante a operação.

Operação busca garantir segurança aos eleitores

Segundo a Sesp, a Operação Eleições 2026 busca assegurar que os capixabas possam exercer o direito ao voto com tranquilidade.

Para isso, as equipes trabalharão de forma coordenada, com compartilhamento de informações e acompanhamento das ocorrências.

O reforço também pretende garantir o cumprimento da legislação eleitoral e a segurança nas regiões onde ocorrerá a votação.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também