Serra, 25 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 5 de Janeiro de 2018 às 8:07

Preparando a cavalaria


O governador Paulo Hartung (PMDB) começou o ano fazendo barulho. Logo no segundo dia de 2018, Hartung fez uma série de anúncios. Entre eles, a assinatura do decreto que flexibiliza o controle de custeio do Poder Executivo Estadual. Com isso, o controle passa a ser descentralizado e feito pelos próprios Órgãos e Secretarias dando mais autonomia aos secretários. Medida importante num contexto de ano eleitoral, onde vários secretários serão candidatos.

Preparando as ogivas
Outro anúncio bastante comentado foi o de economia de R$ 1.1 bilhão nos últimos três anos. Segundo o governador foi possível atingir este montante, com o corte de verbas em serviços de conservação e limpeza, vigilância, aluguel e manutenção de imóveis, locação de veículos, diárias, passagens aéreas, telefonia e serviços de apoio operacional. Ainda segundo Hartung, não houve queda na qualidade do serviço prestado a população. Como de costume, Hartung foi notícia na imprensa nacional que repercutiu a fato. Minutos após a coletiva, o Blog Lauro Jardim do jornal O Globo e o portal da Revista Época deram a informação.

Trocando a trincheira
Estranho foi a decisão do governador de transmitir ao vivo, a entrevista coletiva que anunciou esta economia bilionária apenas pela sua conta do Instagram, que tem pouco mais de mil seguidores. Ao invés do Facebook, por exemplo, onde geralmente há mais interatividade com o público, e o fato do próprio governador ter uma página robusta no Facebook, beirando os 90 mil seguidores, mas que segue sem atualização desde fevereiro de 2017.     
Bunker na Serra I

O secretário de estado de Segurança Pública, André Garcia, está bem amiguinho do prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede). Inclusive lideranças muito próximas ao prefeito dizem que Garcia está com um pé na Rede para ser candidato a deputado federal na eleição de outubro desse ano e que o governador Paulo Hartung (PMDB) já teria dado o sinal verde para seu secretário se filiar à Rede. Desde novembro que Garcia e Audifax vêm se aproximando.

Bunker na Serra II
O último sinal dessa movimentação ocorreu no dia 29 de dezembro do ano passado, durante a solenidade de pose da prefeita interina Márcia Lamas (PSB). André Garcia compareceu ao evento ocorrido na sede da Prefeitura da Serra, foi o único representante do núcleo duro de Hartung, em um evento visto como totalmente político. Sinal forte de proximidade. Alguns apostam até que isso seja arquitetado pelo próprio Hartung para frear a aliança da Rede com o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e a senadora Rose de Freitas (PMDB), desafetos de Hartung.

Jogando barro na parede
O deputado Bruno Lamas vem espalhando por aí que pode ser candidato a deputado federal. Mas conversa que não tem colado no meio político. Para muitos, é apenas uma forma de cozinhar galo e embolar o meio de campo. Isso porque Audifax vem tentando lançar nomes para federal pela Rede, o que pode rebater diretamente na eleição de 2020. O nome que já está sendo trabalhado desde julho de 2017, é o do vereador licenciado Guto Lorenzoni, que Audifax transformou em secretário de Serviços. Guto ainda está no PP e aguarda a abertura da janela de transferência partidária para se filiar a Rede. Lamas diz que é federal para anular Guto e obrigar a Rede a negociar politicamente as candidaturas.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por