• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 34.768 casos
  • 697 mortes
  • 33.306 curados
30.2 C
Serra
quinta-feira, 21 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 34.768 casos
  • 697 mortes
  • 33.408 curados

Eleições na Serra | Confira os bastidores na coluna ‘O Nó da Gravata’

Leia também

Liderança pede reforma de ginásio de Jardim Guanabara inaugurado há mais de 12 anos

Inaugurado há cerca de 14 anos, o Ginásio Poliesportivo de Jardim Guanabara está clamando por uma reforma. Isto é...

Bairros da Serra não vão ter carnaval de rua este ano

A festa mais esperada do ano pelos brasileiros, o Carnaval, que este ano seria comemorado no dia 16 de...

Além de um corpo magro, o que mais importa?

O mundo está ao contrário e ninguém reparou? Você pode não acreditar, mas na minha rotina de trabalho não...
Mari Nascimento
Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Câmara da Serra. Foto: Gabriel Almeida

Guerra de números

Nesta reta final de convenções partidárias, para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, o que não faltam são pesquisas de intenções de votos, que somados passam de 100%, fora os índices de brancos, nulos e que não sabem em quem votos. Aí, com certeza, chega aos 150%. Ou seja, a conta não fecha.

Guerra de números 2

Os pre-candidatos são: Fernanda Souza (PT), Bruno Lamas (PSB), Sérgio Vidigal (PDT), Vandinho Leite (PSDB), Luciana Malini (PP), Alexandre Xambinho (PL), Fábio Duarte (Rede), Gustavo Peixoto (Pros) e Gracimeri Gaviorno (PSC).

Tem percentual de intenções de votos para todo gosto, de acordo com a vontade e interesse de cada candidato. Só não se sabe o que verdade e o que é mentira e vice-versa.

Tem 46% para um candidato, 23% para outro, 13%, 10%, 7%, 6%, 5%, 4% e 2%. Só aqui já somam 116%. Ninguém cita os percentuais de brancos, nulos e os indecisos. A conclusão é a de que alguém está vendendo ilusão.

Água no barco dos Republicanos

Com a desistência de Amaro Neto disputar a eleição para prefeito, o seu partido, o Republicanos vive dias de completa incerteza.

A chapa de candidatos a vereador é composta por pessoas da relação do prefeito Audifax, que quer o partido apoiando Fábio Duarte. Mas o partido está na conta de outro candidato, Alexandre Xambinho e tem ainda o sempre polêmico Mauro Luiz que colocou o seu nome à disposição do partido para ser o candidato a prefeito.

Os candidatos a vereador temem um esvaziamento da chapa e em função disso não conseguirem alcançar o coeficiente eleitoral.

Festival de candidatos

É possível que a Serra venha a ter entre 700 a 800 candidatos a vereador nessa eleição. São 23 vagas na Câmara e a legislação permite até uma vez e meia o número de candidatos por partido, que dá 35. De 20 a 23 siglas devem participar da eleição, todas planejando lançar chapa completa.

Caso confirme esse prognóstico, serão em torno de 31 candidatos por vaga. Um verdadeiro vestibular.

DA REDAÇÃO: A coluna ‘O Nó da Gravata’ é assinada pela repórter de política, Maria Nascimento, mas neste texto, contou com a colaboração de Eci Scardni. 

Mari Nascimento
Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!