Polvo ‘de Manguinhos’ faz passeio na praia e chama atenção de banhistas

0

Um polvo da espécie Octopus Vulgaris fez um passeio pela praia de Manguinhos e chamou atenção dos banhistas que estavam pelo local. Um morador do balneário gravou um vídeo do animal que apareceu no último final de semana.

O polvo estava passando por cima dos corais da vila de pescadores, quando o internauta Henrique Fernandes o viu e decidiu tirar fotos e fazer vídeos. As imagens ganharam repercussão na internet. O TEMPO NOVO conversou com um biólogo para entender melhor sobre o animal e saber se ele é comum na região.

Segundo Cláudio Santiago, o polvo é da espécie Octopus Vulgaris e é muito comum na região de Manguinhos e em outros balneários da Serra e do Espírito Santo. “Ele não apareceu em Manguinhos, esses polvos vivem ali. Essa espécie fica num tamanho bem grande, mas não é daqueles gigantes. Na maré baixa, eles ficam mais visíveis”, explicou.

Polvo ‘de Manguinhos’ faz passeio na praia e chama atenção de banhistas
O polvo foi visto no balneário de Manguinhos, na Serra. Foto: Henrique Fernandes

Cláudio ainda disse que esses polvos são muitos importantes para o litoral capixaba. “Eles são importantes para o litoral e para as cadeias alimentares. É um dos animais mais inteligentes que existem. São incríveis, mas muitos maltratados e mal cuidados”, afirmou.

O biólogo ainda alertou para que os banhistas não incomodem o animal quando o virem. “O único risco é ele agarrar na mão da pessoa com seus tentáculos, mas fora isso não apresenta perigo. Mesmo assim é crime incomodar esses animais. Temos que deixar eles em paz”, destacou.

Pesca irregular é um dos principais problemas…

Um dos problemas enfrentados por esses animais é a pesca irregular. Segundo Cláudio, muitos pescadores aproveitam a maré baixa e caçam polvos que são muitos novos. “Eles pegam aqueles que são abaixo da idade adulta. Isso é muito ruim”, finalizou.

Comentários