PIB capixaba registra crescimento, mas economia segue em baixa

0
PIB capixaba registra crescimento, mas economia segue em baixa
Aumento do PIB capixaba foi registrado no último trimestre. Foto: Divulgação

O Produto Interno Bruto capixaba (PIB) registrou aumento interno de 2,5% no último trimestre em comparação ao trimestre anterior. Em comparação ao mesmo trimestre de 2018, houve uma pequena queda de 0,1%, que aponta estabilidade.

Os dados são do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que apontou que essa foi a maior expansão do PIB nos últimos quatro trimestres. Apesar disso, os resultados do segundo trimestre ficaram abaixo do verificado em trimestres anteriores recentes.

Essa foi a primeira vez, desde o primeiro trimestre de 2017, que a economia estadual não avançou na comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, tendo sido influenciado pelas retrações de: 25,9% na indústria extrativa, 6,7% na indústria de transformação e 1,3% nos serviços. No acumulado do ano, as mesmas atividades contribuíram negativamente, com quedas de 17,9%, 6,0% e 1,6%, respectivamente.

Contudo, esse desempenho foi compensado pelo comércio varejista ampliado, que avançou 6,6%, e a previsão de alta na produção de várias culturas da agricultura.

Comentários