20.8 C
Serra
quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Páscoa aquece economia de pesca no município

Leia também

Indústria cobra e Estado diz que está liberando crédito para empresas

Nesta quinta-feira (28) a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) divulgou carta aberta em que cobra o governo...

Queima de pneus todos os dias incomoda moradores de bairro da Serra

Na região de Feu Rosa e uma parte de Portal de Jacaraípe a reclamação é a fumaça gerada pela...

Covid-19 também provoca epidemia de desemprego na Serra

Locomotiva econômica e município de maior população do ES, a Serra é a cidade com mais demissões nesta pandemia...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

 

Os piscicultores incrementaram suas vendas e preparam programação especial para receber visitantes na Praça da Tilápia. Foto: Arquivo TN

Ayanne Karoline

A Páscoa chegou e é hora de curtir mais um feriado. Mas, desta vez, o tradicional churrasco vai dar espaço aos pratos feitos com peixes. É uma tradição cristã, principalmente na sexta-feira santa. E quem está comemorando são os pescadores. Na Serra, as vendas devem aumentar em 80%, segundo a Federação das Associações de Pescadores do Espírito Santo (Fapaes).

Segundo o presidente da Fapaes, conhecido como Nêgo da Pesca, as embarcações já têm vendido, em média, R$ 2.500 cada, por dia. “Temos barcos que ficaram 15 dias no mar e estão chegando essa semana, com carga de até oito toneladas de peixes”, disse.

Cioba, garoupa, pargo, tilápia e cação estão na lista dos peixes mais procurados. O movimento, que já aumentou em 40%, deve dobrar até o fim de semana. “Temos cerca de 480 pescadores na Serra, que não estão dando conta de limpar tanto peixe, diante da grande procura”.

Entre os produtores de tilápia na lagoa Juara, em Jacaraípe, a alta demanda já é realidade e comprova as expectativas. Segundo um dos associados, Alysson Souza Cândido, as vendas de tilápia aumentaram 8%.

E para garantir as vendas, vale até incrementar com diferenciais. Na Praça da Tilápia, às margens da Juara, neste fim de semana haverá show ao vivo e pratos especiais com o peixe. “Queremos aproveitar o máximo possível essa data, que consideramos o Natal do pescador”, disse Alysson.

O empresário Ângelo Junior é um dos clientes interessados em trocar a carne por peixe. Apesar de gostar de fazer churrasco para a família, na Páscoa será diferente. “Vamos fazer tortas e moquecas. E tudo será comprado aqui na Serra para valorizar os pescadores locais. Prefiro o peixe fresco do que o de supermercado”, disse ele.

O arranjo produtivo na Serra é o da pesca artesanal e além da piscicultura de tilápia na lagoa Juara, conta com colônias de pescadores em Nova Almeida, Jacaraípe e Carapebus.

Comentários

Mais notícias

Queima de pneus todos os dias incomoda moradores de bairro da Serra

Na região de Feu Rosa e uma parte de Portal de Jacaraípe a reclamação é a fumaça gerada pela insistente queima de pneus que...

Covid-19 também provoca epidemia de desemprego na Serra

Locomotiva econômica e município de maior população do ES, a Serra é a cidade com mais demissões nesta pandemia de coronavírus. Em abril, 5.605...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!