26.8 C
Serra
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Mesmo com chuvas, Cesan pede a morador que economize água

Leia também

Márcia vira prefeita por 10 dias de olho na chuva

O prefeito Audifax Barcelos (Rede) tirou dez dias de recesso, e a vice-prefeita Márcia Lamas (PSB) assumiu o cargo...

Serra registrou 334 casos de dengue em 22 dias

A dengue continua infectando moradores da Serra. Em 22 dias, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) já registrou 334...

Prefeitura promete entregar uniformes para estudantes em março

O ano letivo começa em fevereiro, mas os alunos das escolas e creches do município da Serra só devem...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

 

Com a vazão normalizada, o Rio Santa Maria voltou a correr sobre o barramento de pedras da Cesan na região do Queimado e chegar à baía de Vitória. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Gabriel Almeida / Bruno Lyra

Mesmo com as chuvas das últimas semanas que amenizaram a pior seca da história do Espírito Santo, inclusive com a suspensão do rodízio no abastecimento da Grande Vitória, o pedido da Cesan aos moradores da Serra é que mantenham hábitos de redução do consumo de água.

O pedido se justifica pelo fato do rio Santa Maria, que abastece toda a Serra e parte de Cariacica, Vitória e Fundão, estar muito degradado, com pouca capacidade de reter as águas da chuva por conta do desmatamento. Mesmo com a represa da hidrelétrica de Rio Bonito, nas montanhas de Santa Maria de Jetibá, ajudando a reservar água e regular a vazão do rio.

Vazão que melhorou muito. No último dia 30 de novembro o rio fluía 19.124 litros de água por segundo conforme medição da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Na mesma data, a represa de Rio Bonito já estava com 60% da capacidade total de 27 bilhões de litros, segundo a Cesan. 

No auge da estiagem, a represa chegou a ficar com cerca de 20% da capacidade. A vazão do Santa Maria, no último dia 18 de outubro, chegou a cair para 1,4 mil litros por segundo. Valor muito abaixo do que a Cesan capta em média para atender a Grande Vitória, que é de cerca de 2,5 mil litros por segundo.

Aquela altura a Serra, a zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Fundão já enfrentavam racionamento e chegaram a ter o abastecimento suspenso sem aviso prévio à população. Como a água continuou chegando a alguns pontos, o deputado estadual de base eleitoral na Serra, Bruno Lamas (PSB), chegou a questionar a Cesan sobre um suposto direcionamento da água que sobrou para bairros nobres de Vitória e para o Complexo Industrial de Tubarão (maior consumidor individual do Santa Maria) em detrimento da população serrana.

Fato que foi negado pela Cesan, que dias depois, regularizou o fornecimento para todas as regiões atendidas pelo rio, abrindo as comportas para usar o que restava de água na represa de Rio Bonito.

Para evitar novos colapsos no abastecimento da Serra, a Cesan está construindo um sistema de captação, tratamento e distribuição da água do rio Reis Magos em Putiri, região rural do município. A capacidade é para gerar 500 litros por segundo para as regiões da Serra-sede e Civit.

  

Comentários

Mais notícias

Serra registrou 334 casos de dengue em 22 dias

A dengue continua infectando moradores da Serra. Em 22 dias, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) já registrou 334 casos da doença na cidade....

Prefeitura promete entregar uniformes para estudantes em março

O ano letivo começa em fevereiro, mas os alunos das escolas e creches do município da Serra só devem receber os uniformes escolares a...

Magia do circo é tema da Império de Fátima no Carnaval de Vitória

Falta menos de um mês para o Carnaval de Vitória e as escolas de samba já estão com os preparativos a todo vapor. Os...

Rosas de Ouro leva homenagem ao congo para o Sambão do Povo

Falta menos de um mês para o Carnaval de Vitória e as escolas de samba já estão com os preparativos a todo a vapor....

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem