Magno X Contarato

0

O ex-senador Magno Malta está percorrendo lideranças políticas e templos religiosos do ES. O objetivo: voltar a ser Senador da República. Ele está se fazendo valer da atuação do senador Fabiano Contarato (Rede), que faz intensas movimentações contra o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Aliados de Magno dizem que “Contarato vai eleger Magno em 2022”. A aposta é que aqueles eleitores ditos de direita, conservadores e que apoiam incondicionalmente Bolsonaro estariam frustrados com o senador redista e, por isso, Magno voltaria à cena eleitoral com discurso de redenção; de não “trocar o certo pelo incerto”.

Apagão da EDP

Nessa semana, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) convocou o diretor-presidente da EDP, João Brito Martins, para prestar esclarecimentos a respeito dos laudos da Polícia Civil que apontam irregularidades na conta de luz. No entanto, o presidente não apareceu e nem encaminhou um representante. Vandinho subiu à tribuna para criticar a empresa: “É impressionante como eles tentam me calar, mas correm do debate. Será por quê? Esse joguinho de desculpinhas só me faz acreditar, ainda mais, que a empresa tem muita culpa no cartório. Cadê você, presidente da EDP? O povo quer explicações”, disparou.

Direitos animais

A Serra pode ter um Conselho Municipal de Proteção Animal. Uma lei de 2016, sancionada pela então prefeita em exercício, Lourência Riani (PT), cria um conselho para acompanhar as políticas públicas para o bem-estar dos animais. Agora, três anos depois, a proposta começa a ganhar forma, e o conselho já conta com algumas indicações, como Fams e Câmara de Vereadores. O colegiado também deve trazer no seu bojo representantes da Prefeitura e de organizações de proteção animal. Estima-se que ainda em setembro a formação será concluída.

Dividir para reinar

Aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede) dizem que não é interessante politicamente que o cenário eleitoral da Serra seja protagonizado por poucos candidatos a prefeito. Eles argumentam que a possibilidade de ‘dar Vidigal’ em 2020 seria grande, caso o deputado federal se juntasse com Bruno Lamas (PSB) no polo ‘casagrandista’; e caso os deputados Vandinho Leite (PSDB) e Alexandre Xambinho (Rede) se unissem no polo centralizado pelo presidente da Assembleia Erick Musso (PRB). Portanto, pulverizar várias candidaturas e forçar um segundo turno poderia ser mais vantajoso no plano de não deixar Vidigal dominar a Prefeitura.

Rael, o Cruel

Após fazer um gol antológico pelo Serra F.C contra o Vilavelhense, o atacante popularmente conhecido como ‘Rael, o Cruel’ ganhou homenagem na Câmara da Serra. O responsável foi o vereador Cabo Porto (PSB). De acordo com o parlamentar, o gol deveria concorrer ao prêmio Puskas de melhor gol do mundo.

Futuro do PT

Está marcada para o próximo domingo a eleição interna do PT. E a briga é grande. De um lado, apoiadores do vereador Aécio Leite (PT); já do outro, uma ala que se uniu em torno do ex-vereador Gilmar Carlos. O pano de fundo é o pleito de 2020. Aécio é aliado de Vidigal; caso vença, o partido tem grandes chances de ser acoplado ao arco de alianças de Vidigal, que sonha em voltar a ser prefeito. Gilmar, por sua vez, defende candidatura própria e “protagonismo” do PT na eleição, “voltando às bases petistas”.

 

Comentários