Esgoto contamina córregos e nascentes em Tubarão

0

 

Esgoto contamina córregos  e nascentes em Tubarão
O morador Delair Rossi denuncia a falta de cuidado com as águas. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Moradores do Parque Residencial Tubarão, denunciam a poluição de córregos e nascentes da região do Civit. Lá não há rede de coleta e tratamento  de esgoto e água corre para a lagoa Jacuném.

Um morador que não quis se identificar, disse que com a ausência de rede coletora e da falta de orientação por parte da prefeitura, muitas residências fizeram a ligação diretamente na rede pluvial. “O córrego e as nascentes estão imundos. Há 15 anos as águas eram cristalinas, dava para ver os peixes. Nas chuvas de 2014 houve alagamento na região”, lembra.

Outro morador, Delair Rossi, diz que a situação joga para baixo a qualidade de vida das pessoas da região. “Em dias quentes o mau cheiro é insuportável. A quantidade de mosquitos na região gera risco de doenças. É o que mais preocupa e incomoda”, aponta.

A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, diz que irá pessoalmente ao local junto com a equipe de fiscalização, para avaliar a situação do córrego e das nascentes do bairro.  Andreia ressaltou que é obrigatório para casas fora da rede de coleta ter fossa séptica com filtro, sob pena de multa.

Responsável pelo esgotamento da Serra desde o início de 2015, a concessionária Serra Ambiental diz que a meta é expandir coleta e tratamento de esgoto para todos os bairros em até nove anos.

Comentários