Vale e “grupo de ladrões”

0

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos, líder do Governo na Assembleia, criticou duramente Eco 101, Samarco, Vale, Fundação Renova e EDP. Disse, também, que a Federação das Indústrias do ES (Findes) faz “lobby para beneficiar” empresas selecionadas e “prejudicar a maioria” e completou: “Essa Renova é um grupo de ladrões montado pela Vale para não pagar o prejuízo que deu ao Espírito Santo”. O parlamentar se referiu ao rompimento da barragem de Mariana, em 2015, que devastou o Rio Doce. A declaração veio após críticas da classe empresarial de que deputados estariam sendo radicais com as empresas citadas.

Tirando onda

Nessa semana, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), rodou a cidade na companhia de jornalistas de vários veículos de comunicação. O objetivo foi apresentar algumas obras e investimentos. Estiveram no roteiro: Contorno do Mestre Álvaro, Hospital Materno Infantil e Upa de Castelândia. São tantas as obras relevantes para o município que deu até para o prefeito tirar uma onda. É que outros investimentos também importantes, como no sítio histórico do Queimado – um marco cultural -, tiveram que ficar de fora para não estender o roteiro.

Caldeira furada

Após ser o líder da oposição contra Audifax, o presidente da Câmara Rodrigo Caldeira (Rede) amarga isolamento político. Vereadores evitam tratar publicamente do tema, mas nos bastidores contam que o presidente perdeu a liderança do grupo que o elegeu e está sendo escanteado. Isso por conta do “alinhamento com Audifax sem dar os devidos créditos aos demais parlamentares”. Além disso, Caldeira gerou muita insatisfação com o grupo de oposição orgânica (+- 8 parlamentares), e a base governista não confia nele. Portanto, Caldeira estaria no ‘limbo’ dentro do arranjo de forças da Câmara.

A maldição da cadeira

Aliás, a cadeira de presidente da Câmara é muito desejada; mas falando a bem da verdade, o histórico é controverso, parece até estar amaldiçoada. Os últimos presidentes não saíram muito bem dela: Adir Paiva, Aloísio Santana, Cesar Nunes, Neidia Maura… Todos tiveram suas carreiras políticas encurtadas após sentarem na cadeira de presidente. E aí, Caldeira? Tictactictac…

CNH e desempregados

Boa notícia para motoristas profissionais que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas estão desempregados. A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 648/2019, que concede isenção no pagamento de taxas estaduais referentes à renovação do documento para condutor profissional desempregado há mais de seis. A matéria é de autoria do deputado estadual Alexandre Xambinho (Rede). Para virar lei, falta a sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

Aparecida desaparecida

Há alguns anos, a paróquia da Igreja Católica de Nova Carapina, em uma grande procissão, colocou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida numa colina na entrada do bairro Pitanga. Para os religiosos, a santa, que é padroeira do Brasil, tem o propósito de proteger motoristas e motocicletas que trafegam na BR 101. Só que há cerca de quatro meses, ela foi retirada do local e substituída por um outdoor. No entanto, quem estiver sentido falta da proteção da santa, pode ficar aliviado, pois a comunidade de Barro Branco vai ceder o espaço em frente ao bairro para receber a imagem.

Comentários