26 C
Serra
segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Comunidade cobra cuidado em obras de água e esgoto

Leia também

Empresas abrem 203 novas vagas de emprego com preferência para moradores da Serra

Com oportunidades para diversas profissões, a semana começa com 203 novas vagas de emprego no Sine da Serra. As...

Perseguição acaba com tiroteio entre policiais e bandido na Serra

A noite do último sábado (19) terminou com um tiroteio em Cidade Pomar, na Serra. Tudo começou quando policiais...

Sítio Histórico de Queimado é palco para casamento de serranos

No último sábado (19), Charle Nunes, secretário-adjunto de agricultura da Serra, casou-se no estilo elopement wedding com a arquiteta...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

 

Meio-fio quebrado, buracos e muita poeira: moradores cobram mais zelo. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Obras para melhorar o abastecimento de água e implantar rede de esgoto trazem qualidade de vida e são sempre bem-vindas em qualquer bairro.  Não é diferente em Eldorado e Novo Porto Canoa. Mas as comunidades dos dois bairros, que são vizinhos, reclamam da falta de controle dos impactos.  

Dentre as queixas, excesso de poeira nas ruas abertas para a implantação das redes, blocos abandonados e terra extraída das escavações abandonada em calçadas, recapeamento mal feito e até uma ligação indevida da rede de esgoto na tubulação para drenar água da chuva.

 “A Cesan faz os buracos e deixa as ruas abertas por muito tempo. Aí para de chover, a terra seca e vira um poeirão só. A empresa deveria molhar para evitar isso”, afirma o morador de Eldorado, Cláudio Sacramento.

O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Renato Correia, frisa que a situação acaba não só sendo um transtorno para a comunidade como também fator para aumento da incidência de doenças respiratórias, principalmente em crianças alérgicas.

Presidente da Associação de Moradores de Novo Porto Canoa, Paulinho Araújo, disse que já pediu à Cesan que molhe as ruas em obras. “Falta planejamento, a Cesan corta o asfalto para ligar uma casa à rede de água e asfalta. Depois, corta de novo aquilo que já tinha asfaltado para fazer a ligação a um imóvel vizinho”, relata.

A convite das duas comunidades, a reportagem visitou algumas ruas em obras. Numa delas, a rua Itabapoana, que fica na divisa entre os dois bairros, não está sendo recolocado o pavimento original que é de bloco. O material foi abandonado em calçadas e no lugar dele foi colocado asfalto, tornando o piso irregular, pelo fato do restante da via permanecer com o bloco.

Também em Novo Porto Canoa, na rua José Martins, um cano foi interligado entre a rede de esgoto e a de drenagem pluvial. Segundo os moradores, quando a primeira extravasa, o esgoto vai para a segunda, indo cair sem tratamento na área verde onde há nascentes que formam a lagoa Jacuném.

Na mesma rua, montes da terra que foi retirada para a implantação das redes estão sobre calçadas e num terreno da comunidade.

Concessionária diz que vai resolver problemas

Através de sua assessoria de imprensa, a Cesan disse que já finalizou as obra da rede de água e pavimentou as ruas. Afirmou que tirou a sujeira do local e que algumas interligações de água serão concluídas até o fim da semana.

Quanto aos demais problemas citados, incluindo a ligação indevida das redes de esgoto e drenagem, prometeu solucionar. 

Já a Prefeitura da Serra disse, via assessoria de imprensa, que vai enviar nesta sexta (23) uma equipe de fiscais ao local para verificar a situação.

Comentários

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Perseguição acaba com tiroteio entre policiais e bandido na Serra

A noite do último sábado (19) terminou com um tiroteio em Cidade Pomar, na Serra. Tudo começou quando policiais realizavam um patrulhamento preventivo pela...

Sítio Histórico de Queimado é palco para casamento de serranos

No último sábado (19), Charle Nunes, secretário-adjunto de agricultura da Serra, casou-se no estilo elopement wedding com a arquiteta Jade Sodré. O palco da união...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!