27.1 C
Serra
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Comunidade cobra cuidado em obras de água e esgoto

Leia também

Sermus anuncia ‘pacote de bondade’ do Executivo

Conteúdo patrocinado Faltando 17 dias para terminar o ano, o presidente do Sindicato dos Servidores da Serra -Sermus, Osvaldino Luiz...

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

 

Meio-fio quebrado, buracos e muita poeira: moradores cobram mais zelo. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Obras para melhorar o abastecimento de água e implantar rede de esgoto trazem qualidade de vida e são sempre bem-vindas em qualquer bairro.  Não é diferente em Eldorado e Novo Porto Canoa. Mas as comunidades dos dois bairros, que são vizinhos, reclamam da falta de controle dos impactos.  

Dentre as queixas, excesso de poeira nas ruas abertas para a implantação das redes, blocos abandonados e terra extraída das escavações abandonada em calçadas, recapeamento mal feito e até uma ligação indevida da rede de esgoto na tubulação para drenar água da chuva.

 “A Cesan faz os buracos e deixa as ruas abertas por muito tempo. Aí para de chover, a terra seca e vira um poeirão só. A empresa deveria molhar para evitar isso”, afirma o morador de Eldorado, Cláudio Sacramento.

O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Renato Correia, frisa que a situação acaba não só sendo um transtorno para a comunidade como também fator para aumento da incidência de doenças respiratórias, principalmente em crianças alérgicas.

Presidente da Associação de Moradores de Novo Porto Canoa, Paulinho Araújo, disse que já pediu à Cesan que molhe as ruas em obras. “Falta planejamento, a Cesan corta o asfalto para ligar uma casa à rede de água e asfalta. Depois, corta de novo aquilo que já tinha asfaltado para fazer a ligação a um imóvel vizinho”, relata.

A convite das duas comunidades, a reportagem visitou algumas ruas em obras. Numa delas, a rua Itabapoana, que fica na divisa entre os dois bairros, não está sendo recolocado o pavimento original que é de bloco. O material foi abandonado em calçadas e no lugar dele foi colocado asfalto, tornando o piso irregular, pelo fato do restante da via permanecer com o bloco.

Também em Novo Porto Canoa, na rua José Martins, um cano foi interligado entre a rede de esgoto e a de drenagem pluvial. Segundo os moradores, quando a primeira extravasa, o esgoto vai para a segunda, indo cair sem tratamento na área verde onde há nascentes que formam a lagoa Jacuném.

Na mesma rua, montes da terra que foi retirada para a implantação das redes estão sobre calçadas e num terreno da comunidade.

Concessionária diz que vai resolver problemas

Através de sua assessoria de imprensa, a Cesan disse que já finalizou as obra da rede de água e pavimentou as ruas. Afirmou que tirou a sujeira do local e que algumas interligações de água serão concluídas até o fim da semana.

Quanto aos demais problemas citados, incluindo a ligação indevida das redes de esgoto e drenagem, prometeu solucionar. 

Já a Prefeitura da Serra disse, via assessoria de imprensa, que vai enviar nesta sexta (23) uma equipe de fiscais ao local para verificar a situação.

Comentários

Mais notícias

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece neste sábado (14), a partir...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas antes de seu recesso que...

Dia Nacional do Forró com show de Trio Lubião de graça no Parque da Cidade

Forrozeiros de todo Brasil comemoram o Dia Nacional do Forró nesta sexta-feira (13). E na Serra, vai ter festa em alusão a data e...

Final de semana será com falta de energia em bairros da Serra

Por conta de uma manutenção programada que será feita pela EDP Espírito Santo, muitos moradores da Serra ficarão sem energia elétrica durante este sábado...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!