24.6 C
Serra
sábado, 26 de setembro de 2020

Ativistas vão plantar árvores em memória às vítimas da covid-19

Leia também

Serra tem 500 mortes por Covid-19 e 15.635 casos confirmados da doença

Quinhentas pessoas morreram  na Serra em decorrência de complicações da Covid-19. A cidade que se encontra em risco baixo...

Carro pega fogo na BR 101 e deixa trânsito lento

  Um veículo pegou fogo em plena rodovia BR 101, próximo a loja C&C, em Carapina, na manhã deste sábado...

Voluntárias ajudam a mandar para reciclagem garrafas de cerveja descartadas por bares

Por um mês, as moradoras de Valparaíso Lílian Souto e Luzimar Santos se uniram a outros amigos voluntários para...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Voluntários do Plantio Brasil em ação na zona rural de Nova Venécia em junho. Foto: Reprodução Facebook.

A morte de alguém querido é sempre dolorosa para quem fica. E quando essa perda é para covid-19, parentes e amigos sequer podem velar a vítima. É pensando em ajudar a confortar a dor dessas pessoas e ao mesmo tempo ajudar o planeta, que uma ong da Serra está articulando campanha nacional para plantio de árvores.

A iniciativa é do Instituto Portas Abertas, de Nova Almeida. A idéia é que cada árvore receba o nome de uma vítima do novo coronavírus. “Fizemos parceria com o site os inumeráveis.com.br, que é um memorial que traz nome, idade, cidade e breve descrição da história e personalidade de cada brasileiro morto pela pandemia. A ideia é que cada árvore plantada seja referente a uma pessoa falecida. A prioridade é plantar na cidade em que morava a pessoa falecida”,  explica o diretor do Portas Abertas, Carlos Humberto.

O ativista conta que, feito o plantio, a família de cada falecido irá receber um e-mail indicando a localização da árvore. Os plantios estão previstos para acontecerem entre 1º de setembro e 20 de novembro. “Para ter um parente homenageado, basta a família se cadastrar no site dos Inumeráveis. Ou fazer o contato diretamente com a gente”, indica. No final da matéria há os links com os contatos.

Carlos Humberto explica que a ação faz parte de um projeto iniciado ano passado, o Plantio Brasil, que, através da adesão voluntária de pessoas físicas, empresas órgãos públicos, conseguiu plantar cerca de 20 mil árvores em 12 estados do país, sendo em 60 municípios capixabas. No ES o Instituto Portas Abertas calcula que foram plantadas 10 mil árvores dentro da ação, entre espécies frutíferas e nativas.

Carlos Humberto é o fundador do Instituto Portas Abertas, entidade sediada em Nova Almeida e que articula a iniciativa. Foto: Reprodução Facebook

Na Serra, os plantios realizados ano passado conseguiram adesão de associações de moradores da Grande Jacaraípe. Segundo Carlos Humberto, as árvores foram plantadas em terrenos particulares e também na orla daquele balneário. O ativista destaca também que as mudas plantadas no Espírito Santo no ano passado foram cedidas pelos viveiros da EDP e da Reserva Natural da Vale em Sooretama.

Para o plantio desse ano, que fará a homenagem às vítimas da covid-19, Carlos Humberto adiantou que um dos parceiros na Serra deverá ser a Ong Guardiões do Mestre, entidade que se dedica a proteção da maior montanha existente no município. “Também estamos estimulando a participação de instituições, públicas ou privadas, que tenham viveiros de mudas e possam fazer doação, pois há muitos voluntários interessados em participar dessa nova etapa do Plantio Brasil”, frisa.

Os contatos do Plantio Brasil são:

[email protected] (email) 

http://bit.ly/PlantadoresDeArvoresDoBrasil (grupo no Facebook).

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Mais notícias

Carro pega fogo na BR 101 e deixa trânsito lento

  Um veículo pegou fogo em plena rodovia BR 101, próximo a loja C&C, em Carapina, na manhã deste sábado (26). Segundo informações de populares, o...

Voluntárias ajudam a mandar para reciclagem garrafas de cerveja descartadas por bares

Por um mês, as moradoras de Valparaíso Lílian Souto e Luzimar Santos se uniram a outros amigos voluntários para recolherem garrafas de cerveja descartadas...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!