24.1 C
Serra
sexta-feira, 05 de junho de 2020

APA Jacuném é sede da Polícia Ambiental no Estado

Leia também

Prefeitura da Serra fecha hotel para cuidar de idosos com covid-19

Mais uma ação de combate ao novo coronavírus. A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência...

Auxiliares e técnicos de enfermagem do Jayme Santos decidem entrar em greve a partir da terça-feira

Auxiliares e Técnicos em Enfermagem dos Hospitais Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, quedque é referência...

Cesan vai ter que devolver tarifa de esgoto cobrada indevidamente, diz líder comunitário

A Cesan vai devolver tarifas de esgoto cobradas indevidamente de moradores de Balneários Carapebus. É o que afirma o...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O espaço fica às margens da lagoa Jacuném, que é poluída por esgoto. Foto: Divulgação

Renato Ribeiro

O prédio da Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném é agora sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA). A mudança aconteceu no final no ano passado e transformou o espaço no centro de comando de todo o policiamento ambiental do Espírito Santo.

Como a sede da Apa foi construída pela Prefeitura com recursos da compensação ambiental  foi celebrado um convênio entre o município e a Polícia Militar para uso do espaço. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prazo do convênio é de cinco anos, sendo que o BPMA passa a ser responsável pela gestão do local. 

A assessoria da Prefeitura acrescentou que através do convênio, a Polícia Militar Ambiental passa a ser responsável também pelas atividades de capacitaçãoe de Educação Ambiental em áreas circundantes à APA da Lagoa Jacuném, além da autorização de entrada e recebimento de visitantes, que segundo a prefeitura continuará acontecendo através de agendamento.

A assessoria disse também que as ações de educação ambiental continuarão sendo acompanhadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semma), bem como as ações de combate à ocupação irregular, o descarte inadequado de resíduos e a pesca ilegal na Lagoa. 

Localizada em meio à mata Atlântica do cinturão verde de Barcelona, a sede da APA fica ao lado do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA.

Inicialmente orçada em pouco mais de R$ 900 mil, a obra, que é fruto de recursos provenientes de compensações ambientais de Vale e ArtcelorMittal, foi inaugurada em 2014 com custo final de R$ 2,1 milhões.

 

Comentários

Mais notícias

Auxiliares e técnicos de enfermagem do Jayme Santos decidem entrar em greve a partir da terça-feira

Auxiliares e Técnicos em Enfermagem dos Hospitais Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, quedque é referência no tratamento da Covid-19 no...

Cesan vai ter que devolver tarifa de esgoto cobrada indevidamente, diz líder comunitário

A Cesan vai devolver tarifas de esgoto cobradas indevidamente de moradores de Balneários Carapebus. É o que afirma o líder comunitário local, Anderson Muniz....

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!