Serra, 22 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 16 de Março de 2018 às 9:25

Abaixo a interferência


Após constrangimentos envolvendo a atuação incômoda de dois comissionados do prefeito Audifax na Câmara, André Toscano (Porta voz da Rede no ES) e Ismael Nardoto, vereadores estão preparando um documento para apresentar a Mesa Diretora, para impedir a prática. Segundo eles, estes aliados do prefeito têm interferido durante plenário, em votações de projetos e até intimidando vereadores de oposição, e isso iria à contra mão do que está previsto no Regimento Interno da Casa.

Lorota eleitoral
A primeira operação contra Fake News no Brasil ocorreu no ES, na última quarta-feira (14). A Polícia Federal apontou um servidor comissionado lotado na secretaria estadual de Esportes (que não teve o nome divulgado) como o responsável por divulgar um conteúdo falso. Trata-se de uma suposta pesquisa eleitoral encomendada pelo PSD, que colocava o governador Paulo Hartung (MDB) à frente das intenções de votos para a eleição deste ano. O conteúdo foi divulgado por What’sApp e publicado num portal local de notícias. Já Governo se disse vítima do ocorrido. Lideranças da Serra que se cuidem, para quem conhece a realidade das eleições locais, sabe que notícias falsas divulgadas por militantes partidários é uma prática comum no município.

Pós-verdade de legislador
Falando em Fake News, quem gosta de fazer montagens com capas de revistas famosas é o vereador Robinho Gari (PV). Ele vem publicando em seu Facebook umas montagens em que ele seria destaque em capas de revistas como Veja e Tititi. As montagens são bem pitorescas, mas levam as logomarcas oficias das revistas, além de ter uma diagramação característica de revista. Além da foto do vereador, ele trás informações também sobre as ações de seu mandato, como horta comunitária em sua comunidade (Central Carapina), por exemplo. Fato é que em épocas de combate contra noticias falsas, é no mínimo perigoso para o vereador, mesmo que talvez se trate de uma brincadeira.

Na cola do milico
Na última quinta-feira (15) o deputado federal Carlos Manato anunciou sua filiação no PSL. Partido do presidenciável Jair Bolsonaro. Manato pretende ser o cabo eleitoral de Bolsonaro no ES, e com isso, ganhar musculatura eleitoral para se reeleger. Manato promete um ato de filiação em Vitória no dia 2 de abril com a presença de Bolsonaro. O local ainda não foi divulgado.

Sarau de comunista
Outro presidenciável que estará em terras capixabas será a comunista Manuela D’Ávila. Será hoje (15), às 18h em frente ao teatro da UFES. Na ocasião, o deputado federal Givaldo Vieira que se desligou do PT, será apresentando como novo membro do PCdoB.

Agora pode aprovar
Um fato curioso aconteceu na Câmara essa semana (além do afastamento da presidente Neidia Maura da Casa). Na última segunda-feira (12), vereadores aprovaram o Projeto de Lei 146/2017, do vereador Fábio Duarte. Acontece que este PL tem conteúdo semelhante ao PL 17/2017, de autoria do vereador Ailton Rodrigues (PSC) que foi rejeitado pela Comissão de Justiça no ano passado, presidida pelo aliado de primeira hora do prefeito Audifax, o vereador Miguel da Policlínica (PTC). Ambos os projetos preveem divulgação da lista de espera das unidades de ensino do município. Fábio vem se alinhado à base do prefeito, e por isso, vereadores de oposição, que é o caso de Aílton, dizem que houve “favorecimento” no caso.




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por