E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Vereadores, a Mesa, o prefeito e eleições

Compartilhe:
Compartilhe:

 

Yuri Scardini

Há vereadores da Serra querendo antecipar a eleição da Mesa Diretora. O parlamento vive em constante tensão, após a última eleição interna em 01 de janeiro de 2017, quando a atual presidente Neidia Maura (PSD), conseguiu se registrar em duas chapas, e optou pela presidência no grupo da base do prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Uma forma de resolver seria lavar roupa suja, com antecipação da eleição, com dois objetivos: ou legitimar de vez Neidia na função e cessar as disputas políticas que já se degringolou para o campo judicial, ou para emergir outra figura no comando da Casa, com aceitação da maioria.

Para Neidia, é uma questão de sobrevivência política, e ela vai apostar tudo nisso. Além dela, vários pequenos grupos se articulam para se fortalecer, encabeçados por Rodrigo Caldeira (Rede), Miguel da Policlínica (PTC), Fábio Duarte (PDT) e outros. Todos buscando apoio do prefeito Audifax.

Isso é relevante para os planos eleitorais do prefeito, tanto para 2018 quanto para sua sucessão em 2020, já que o “novo” presidente vai guiar a Casa nos dois últimos anos de mandato do prefeito. E isso pode engordar os olhos da oposição, nas figuras do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e do secretário de estado, Vandinho Leite (PSDB), que sonham com a prefeitura.

Alguns vereadores serão candidatos a deputado estadual e também isso será levado em consideração. Como um retorno à Casa do secretário de Serviços, Guto Lorenzoni (PP), no máximo em abril para disputar a eleição. Aliados do prefeito apontam a volta de Guto para ele ser o candidato a presidente da Casa, dando segurança política aos dois últimos anos de mandato de Audifax.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos do Brasil e temas de interesse público nacional.

Leia também