A vice-governadora eleita Bispa Eliane (PL) convocou seus seguidores para um jejum de 24 horas pela nação, a partir das 20h deste sábado (31). Em vídeo nas redes sociais, ela pediu oração por dois motivos: os efeitos do El Niño e o “quadro político que nós estamos vivendo neste momento”.
Eliana Leal Vieira foi eleita no último domingo (25) na chapa de Lorenzo Pazolini (Republicanos), que assume o Governo do Espírito Santo em janeiro. Policial militar da reserva e pregadora evangélica, ela chegou à chapa em agosto por indicação direta do senador Magno Malta (PL). Presidente do partido no estado, Magno apoiou Pazolini na disputa pelo governo. Antes disso, o nome da bispa estava na lista do PL para deputado estadual.
Logo no início do vídeo, a bispa lembrou que jejuns e devocionais já fazem parte da rotina com quem a acompanha há mais tempo. Desta vez, segundo ela, o chamado veio de Deus. “Hoje o Senhor colocou no meu coração que nós precisamos estar orando, jejuando e pagando um preço pela nossa nação”, afirmou.
Como vai funcionar o jejum da Bispa Eliane
O jejum começa às 20h de sábado e termina às 20h de domingo (1º). Cada participante pode escolher a forma de jejuar. Já a vice eleita anunciou que fará jejum de sólidos, sem comer nada ao longo das 24 horas, dedicadas à oração e à consagração “pela nação brasileira”.
Leia também
Para justificar a convocação, Bispa Eliane recorreu ao livro de Joel. Ela leu o versículo 12 do capítulo 2, que chama o povo à conversão “com jejuns, com choro e com pranto”, e também o versículo 15, que manda “santificar um jejum”. Na leitura dela, a nação descrita pelo profeta vivia um período “não muito diferente” do atual. Além de Joel, a bispa citou Moisés e Ester como exemplos de quem convocou jejuns na Bíblia.
“Guerra espiritual”, El Niño e cenário político
Durante a gravação, a vice eleita defendeu que o momento exige posicionamento “no mundo espiritual”. “Essa guerra não é uma guerra física, é uma guerra espiritual”, disse. Para ela, as armas dessa batalha são declarações proféticas, oração, jejum e clamor.
O primeiro motivo de oração é o El Niño. A bispa pediu que os fiéis supliquem misericórdia diante dos efeitos do fenômeno sobre o país. Previsões do Inpe e da agência americana NOAA apontam um El Niño muito forte, com pico entre outubro e dezembro. No Brasil, ele costuma trazer excesso de chuva ao Sul e seca ao Norte e ao Nordeste.
O segundo motivo é político, mas Bispa Eliane não detalhou a que se referia. O vídeo saiu dias depois do segundo turno em que o presidente Lula (PT) se reelegeu com 51,79% dos votos válidos, contra 48,21% do senador Flávio Bolsonaro (PL). No Espírito Santo, Pazolini contou com o apoio de Flávio durante a campanha.
O pedido do Pai Nosso
No fim da mensagem, a bispa contou que, em oração, sentiu Deus chamar sua atenção para o trecho final do Pai Nosso. De acordo com ela, a frase deve guiar os fiéis nestes dias: “Senhor, livra-nos de todo o mal”.
“É tempo de prantearmos, é tempo de clamarmos diante de Deus e pedirmos misericórdia pela nossa nação”, concluiu.