O comércio de varejo da cidade espera faturar no Natal deste ano, em média, 12% a mais do que no de 2018. É o que diz o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL), Samuel Valle. Segundo ele, é visível o aumento do movimento nas lojas dos principais polos comerciais da Serra em relação ao ano passado. O diretor da CDL atribui isso à melhora, ainda que modesta, do cenário macroeconômico do país e do saque de até R$ 500 do FGTS liberado pelo governo federal.
“Creio que será o melhor Natal desde 2015. Muitas lojas devem estender o horário de funcionamento neste final de semana, abrindo inclusive no domingo (22). A liberação do FGTS está sendo altamente positiva para o varejo”, destaca Samuel. O Natal é na próxima quarta-feira (25).
Gerente da loja Orthocrin Sleep em Laranjeiras, Lauriete Ortelan dos Reis, disse que desde a Back Friday as vendas deram um salto. A casa, que é especializada em colchões e assessórios para cama, disse que já notou crescimento de 80% nos negócios em relação ao mesmo período de dezembro no ano passado.
Na Sede do município, o varejo ainda não percebeu o aumento nas vendas, mas a expectativa é positiva, principalmente neste final de semana e início da próxima, véspera de Natal. “Na sexta-feira (20), sai a 2ª parcela do 13º e esperamos que as vendas cresçam. Mas no setor de supermercados aqui do centro da Serra, por exemplo, já foi notado um aumento de 4,5% em relação ao ano passado”, frisa Edson Quintino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede.
Edson destaca, ainda, que a instalação da iluminação de Natal na região e a ação feita pelos comerciantes locais, que darão R$ 20 mil em prêmios (mercadorias e serviços) aos consumidores em 54 estabelecimentos participantes, devem ajudar a melhorar os negócios neste ano.
Nos estabelecimentos comerciais de Jacaraípe, o clima também é de otimismo. Segundo o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial do balneário (Assejac), Ricardo Modenesi, a melhora nas vendas na região se dá mesmo no período após o Natal e o Carnaval.
“Diferentemente de outros polos comerciais da Serra, o nosso se beneficia mais com a temporada de verão e férias, por conta dos turistas que vêm para cá, com aumento de 30% a 50% de vendas no período. Mas, nos últimos anos, temos percebido que muitos consumidores que moram na região têm prestigiado o comércio local em datas como o Natal, evitando regiões mais movimentadas como Laranjeiras. Tanto que aqui se instalaram lojas como Sipolatti, Cacau Show, Boticário, que vendem muito em datas dar e receber presentes”, avalia Modenesi.