23.7 C
Serra
sábado, 16 outubro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Serra lança programa que promete despoluir águas e aumentar segurança em regiões turísticas

Leia também

Câmara da Serra lança campanha para arrecadar e distribuir absorventes íntimos

A discussão sobre pobreza menstrual mobilizou a Mesa Diretora da Câmara da Serra. O presidente da Casa, vereador Rodrigo...

Serrana consegue anular dívida de R$ 14 mil após procurar ajuda no Procon-Ales

Com base na Lei 11.353, de autoria do deputado Vandinho Leite, que diz que moradores atuais das residências não...

Vidigal anuncia programa para castração e recolhimento de cães e gatos no município

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) que está criando, por meio da secretaria...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Jacaraípe é um dos destinos na rota do Fortalece Turismo da Prefeitura da Serra. Foto: Arquivo TN/ Edson Reis

O Mapa Estratégico para a Gestão do Destino do programa Fortalece Turismo, lançado no final de setembro pelo prefeito Sergio Vidigal quer despoluir águas de rios e lagoas, aumentar a segurança e investir na infraestrutura para atrair turistas, colocando os balneários e patrimônios históricos da Serra de volta a rota de brasileiros e estrangeiros no Espírito Santo.

A Serra é a primeira cidade capixaba e a segunda do Brasil a promover um programa para fortalecimento do turismo local. Bonito, no Mato Grosso do Sul foi a pioneira neste tipo de projeto.

O vice-prefeito da Serra e secretário de Turismo da cidade, Thiago Carreiro explicou que seis destinos foram traçados no município: Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Carapebus, Serra Sede pegando o agroturismo e o turismo de negócios e eventos na região central da cidade, como Laranjeiras e Jardim Limoeiro.

+ Serra lança ‘Fortalece Turismo’, mesmo projeto que fez da cidade de Bonito uma potência do setor

Para cada destino foram traçados uma agenda de melhorias e trabalhos que devem ser realizadas até 2023.

Prioridades por destino

Carapebus

Melhoria da infraestrutura

Sinalização turística e viária, implantação de observatório de baleias

Gestão ambiental

Manejo de restinga, cuidado com as lagoas

Jacaraípe

Melhoria da infraestrutura

Ordenamento da orla de Jacaraípe, sinalização turística instagramável

Gestão ambiental

Tratar córrego Irema, implantação de Ecoponto

Manguinhos/Bicanga

Melhoria da infraestrutura

Centro de informação turística, sinalização turística instagramável

Gestão ambiental

Resolver Córrego Laripe, solução para erosão da praia

Nova Almeida

Melhoria da infraestrutura

Melhorar pavimentação do entorno da igreja de Reis Magos e ampliação dos deck’s, revitalização da praça dos Pescadores

Gestão ambiental

Tratamento da encosta de Reis Magos, eliminar descarte irregular de resíduos sólidos (implementação de Ecoponto)

Serra Sede

Melhoria da infraestrutura

Infraestrutura  turística na Apa Mestre Álvaro e São José do Queimado, calçamento de vias do agroturismo e faixas de pedestres elevadas no centro histórico

Gestão Ambiental

Reflorestar e estruturar o topo do Mestre Álvaro, selo para Guia do Ecoturismo

Parceria entre governos e sociedade civil

O Fortalece Turismo tem o objetivo de potencializar o setor, conectando todos os ramos de atividades e realizando melhorias de infraestrutura e gestão ambiental para atrair turistas para a cidade que é rica tanto em patrimônios culturais e religiosos como também gastronômicas e ambientais, com suas praias, lagos e montanhas.

O programa conta com parceria entre empresários, Estado, Município, Sebrae e sociedade civil. Os trabalhos estão sendo realizados desde maio deste ano e cerca de 40 empreendedores locais participam das ações, entre artesãos, restaurantes e empreendedores da hotelaria.

“Teremos várias ações, inclusive, infraestrutura e gestão ambiental que vai focar com prioridade esses seis destinos. A Serra tem uma riqueza enorme de atrativos naturais, riquezas ambientais, o Mestre Álvaro é uma delas. Existe uma tendência internacional que é o ecoturismo, o turismo de sustentabilidade e vamos focar nisso”, disse Thiago Carreiro.

O programa conta com um site exclusivo para os gestores envolvidos trocarem conhecimento e atualizações que é o Fortalece Turismo (clique aqui), além também de outro domínio, o Turismo Serra (clique aqui) que vai posicionar a cidade nas principais plataformas digitais, mostrando as belezas, história, potencialidades e gastronomia da cidade. O Instagram do programa também já está no ar, clique aqui.

O prefeito Sergio Vidigal salientou a importância do programa para o setor que foi um dos mais penalizadas pela pandemia da Covid-19. “A gente começa a comemorar o retorno da ‘normalidade’ e aproveita a oportunidade para dentro do nosso programa de governo começar a potencializar o setor de turismo que devido a pandemia ficou muito limitado nas ações”.

O chefe do Executivo disse que com o avanço da vacinação, segunda e terceira dose (reforço) a cidade voltará a ter atividades. “Vamos começar a fortalecer as ações focadas na área de turismo, lembrando que este setor ainda é uma atividade muito pouco explorada no nosso PIB aqui no Estado, na geração de emprego, mas tem um grande potencial. A partir de agora vamos colocar um projeto de lei incentivando novos eventos, reduzindo a alíquota de ISS para o setor, e toda uma série de atividades. Estamos chegando no verão e nos preparando para isso. O que nós queremos é mostrar que nossos artigos ambientais podem ser ao mesmo tempo preservados e também gerar riqueza e emprego para a população”.

Vidigal citou também os equipamentos históricos religiosos que a Serra possui, como a Igreja de Reis Magos e Queimado. “Podemos fazer um mix nesse momento e fortalecer um setor que não polui, mas que pode gerar emprego, e não define qual segmento vai atender, atende a todos”.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!