[secondary_title]

Serra avança em competitividade e busca ser a melhor cidade do país para se investir já em 2022

- PUBLICIDADE-
Cláudio Denicoli e Sergio Vidigal. Foto: Gabriel Almeida

A Serra é a 12ª melhor cidade do Brasil para se investir. A informação foi divulgada durante o seminário “Desburocratizando e melhorando o ambiente de negócios”, realizado no Sebrae no dia 13 de abril; os dados se referem a 2021, primeiro ano da 4º gestão do prefeito Sérgio Vidigal a frente do município.

Entre os responsáveis por esse avanço na competitividade do município, estão os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Titularizada pelo experiente Cláudio Denicoli, a Secretaria conseguiu implantar e modernizar processos que resultaram diretamente no excelente resultado divulgado no início de abril pelo Governo Federal.

Em conversa com a reportagem do Jornal TEMPO NOVO, Cláudio elencou ações que contribuíram para o resultado e se mostrou esperançoso para quem no ano que vem a Serra lidere o índice nacionalmente.

“Depois da unificação da secretaria de desenvolvimento urbano e meio ambiente, muitos processos foram aprimorados e otimizados. Por exemplo, com a emissão de Licença de Obras junto a Licença Ambiental, nos tornamos a única cidade do país a emitir as duas licenças num processo só. Hoje, para qualquer atividade, o investidor com menos de 30 dias consegue essas licenças para iniciar sua obra. O processo é aprovado, depois a fiscalização vai verificar in loco se realmente a obra está construída de acordo com a Lei Municipal”, explicou Cláudio.

O Secretário ainda citou as mudanças que tem sido feitas no Plano Diretor Municipal, o PDM. Trata-se da Lei que regula o uso e ocupação do solo. Na prática, um PDM simplificado é tido como uma vantagem competitiva para que empresas escolham a cidade para investir e gerar empregos.

“Outra coisa que vai melhorar ainda mais: o atual PDM está sendo revisado, atualmente possui 395 artigos, e nessa onda de simplificar, desburocratizar e otimizar ele está sendo reduzido pra 70 artigos de forma muito objetiva e clara; vai facilitar a implantação de empresas e acelerar ainda mais o desenvolvimento sustentável da Serra. Aliado ainda a uma equipe técnica de gerentes e coordenadores da área urbanística e ambiental, pessoas capacitadas”, elencou Denicoli.

Assim que o prefeito Sérgio Vidigal assumiu a Prefeitura em janeiro de 2021, Cláudio foi nomeado com a missão de unir as Secretária de Desenvolvimento Urbano e a Secretária de Meio Ambiente com objetivo de dar fluidez às duas áreas, que eram muito criticadas por investidores e empreendedores.

“Uma secretária onde não possui mais divisórias e nem paredes, onde todos os assuntos são compartilhados e discutidos, isso proporcionou além do ambiente ótimo de trabalho,  uma maior capacitação e interação de servidores que também  contribuiu para que a secretaria desse um resultado que nós estamos vendo aí. Pra você ter uma ideia, nós arrecadamos mais do que o dobro só em taxas na secretaria do que num governo passado. Isso resultou em geração de emprego, renda e atividades. A Serra vai deslanchar ainda mais com esse PDM simplificado e otimizado em forma de cartilha inclusive, que vai ser e a gente tá muito otimista com isso”.

E cravou: “Com todas essas características a Serra, com o que está sendo produzido e construído, nós vamos buscar a liderança para o ano que vem”, finalizou Cláudio.

Entenda o índice que mostrou a Serra como uma das melhores cidades para investir

Em evento ocorrido no início de abril, feito por representantes do Ministério da Economia (ME), foi apresentado o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM). Segundo o ministério, a iniciativa permite ao poder público avaliar de forma sistemática o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, e leva em consideração itens como liberdade econômica, Infraestrutura e uso do solo, velocidade em licenciamentos, segurança jurídica, tributação, entre outros.

A cidade da Serra teve um índice de 516,4, acima da média nacional (466,8) e da região Sudeste (487,1). No total, foram avaliados 61 municípios, entre capitais, cidades com mais de 500 mil habitantes e municípios que integraram a fase piloto da análise. Dentre as cidades avaliadas a Serra está em 12ª. A 1ª do ranking foi Sorocaba em São Paulo com 578 pontos. A escala de pontuação vai de 0 a 1000.

Ao todos foram elencados três eixos contendo 9 capítulos que somaram mais de 640 quesitos. Apesar de representarem aproximadamente 1% de todos os municípios brasileiros, esses municípios são lar de mais de 71 milhões de brasileiros, cerca de 34% da população nacional, e juntos, são responsáveis por cerca de 44% do PIB do Brasil de 2019. Ou seja, grande volume de negócios está concentrado nessas cidades, e um alto percentual de cidadãos brasileiros já poderá ser impactado a partir da primeira edição do indicador.

De acordo com o Ministério da Economia, o ICM é o mais completo retrato da burocracia local e servirá como ferramenta às administrações municipais. A Serra ficou em segundo lugar entre os municípios do Espírito Santo, atrás somente da capital. Além de Vitória e Serra, as cidades de Vila Velha e Colatina também foram avaliadas.

Três vereadores deixam partidos de Pablo Muribeca e se unem a Audifax

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do prazo de filiações partidárias, o meio político da Serra está agitado com a troca...

Especializada em içamento e movimentação de cargas, Sistermi completa 45 anos de mercado

Em 1979, nasceu na Serra, uma empresa destinada a se tornar um marco no setor de içamento e movimentação de cargas: a Sistermi. Quatro...

Tardezinha distribui ovos de Páscoa e faz alegria de 180 crianças capixabas

A Tardezinha, projeto do cantor Thiaguinho, e as produtoras culturais Aquarius e Booa Produções, fizeram a alegria das 180 crianças assistidas pela Creche da...

Eliziário Rangel exibe premiado filme francês neste sábado na Serra

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove neste sábado (30) uma memorável noite de cinema francês. Será exibido o aclamado...

Rodrigo Leal e Maiksuel agitam feirinha de Colina no fim de semana

Neste fim de semana, haverá uma programação especial de feriado na Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30),...

Escolhas saudáveis para uma Páscoa deliciosa

Com a temporada de Páscoa se aproximando, muitas pessoas se preparam para desfrutar de deliciosos ovos de chocolate. No entanto, é importante equilibrar o...

Kadu Vieira grava primeiro DVD na véspera de feriado

Claudio Magno Vieira Rosa mais conhecido no meio artístico como Kadu Vieira, “O Diferenciado”, é um jovem sonhador, nascido em Resplendor, Minas Gerais, que...

Inscrições abertas para cursos gratuitos na área de alimentação na Serra

Estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos na Serra, na área de alimentação. As aulas são oferecidas pelo Senac a partir do 1º...