Serra, 20 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 2 de dezembro de 2016 às 8:30

Movimento Ambiental da Serra


Por Carlos Humberto de Oliveira

O desenfreado desenvolvimento econômico sem qualquer compromisso com a questão ambiental e social no município da Serra, despertou em um o grupo de cidadãos, a necessidade de provocar a sociedade para a tomada de atitude de exigir a participação da mesma nos processos de intervenções que tenham impacto ambiental. Este grupo convidou outros e assim foi criado o Movimento Ambiental da Serra – Mova-Se.

Neste período, o Movimento Ambiental da Serra participou de várias ações em defesa do exercício pleno da cidadania em nossa cidade: Caminhada ecológica na APA Mestre Álvaro; reuniões nas comunidades para identificar e discutir demandas localizadas; apoio à derrubada do projeto de alteração do uso do solo na região da APA do Mestre Álvaro; realização do Seminário pela Sustentabilidade, onde se discutiu a proposta do Programa Cidades Sustentáveis; acompanhamento da CPI da Cesan; realização da Audiência Pública sobre a Lagoa Juara; encontro como o Ministério Público para apresentação de relato do caótico quadro ambiental na Serra, especialmente com relação à água e saneamento; e agora estamos realizando palestras nas comunidades sobre desenvolvimento sustentável com base na agenda 2030 da ONU, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Movimento Ambiental da Serra defende uma gestão pública sustentável no município como um todo. Esta gestão deve considerar todas as implicações do presente para o futuro do município, seja na educação, seja na saúde, seja nas construções, nos recursos hídricos, na fauna e na flora e, principalmente, na vida das pessoas.

E isto não se faz sem a efetiva participação da sociedade civil organizada, por mais “técnico” que seja o gestor público. Defendemos uma Serra sustentável e equilibrada, o que só é possível se houver a integração das áreas econômica, social e ambiental nos processos internos da gestão pública municipal, através do gestor e do secretariado. Qualquer prática fora disto, é enganação e nefasta para o futuro de nossa cidade.

Carlos Humberto de Oliveira
Advogado ambientalista e membro do Movimento Ambiental da Serra




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por