24.5 C
Serra
sábado, 08 de agosto de 2020

Mais de 400 empresas já fecharam na Serra durante a pandemia

Leia também

Sítios do agroturismo da Serra voltam a funcionar aos fins de semana

Quer fugir da agitação dos grandes centros e curtir o fim de semana de uma maneira tranquila e diferente?...

Na véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra | Veja os horários

Neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra e em toda...

Alternativo comemora Dia dos Pais e do Estudante com ação em sistema drive-thru no sábado

Neste sábado (8) – véspera de Dia dos Pais – a Rede Alternativo de Ensino vai fazer a ação...
Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Aos poucos o movimento de pessoas vai sendo retomado na Av. Central em Laranjeiras, coração do comércio de rua da Serra e local de concentração de micro e pequenas empresas. Foto: Ana Paula Bonelli

Levantamento feito pelo Sebrae/ES junto à Receita Federal, apontou que 442 empresas encerram suas atividades entre o dia 16 de março – data em que a OMS declarou situação de pandemia da covid-19 – e o último dia 11 de maio. O levantamento foi divulgado na tarde de ontem (07) e os números se referem a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Mesmo com a gravidade do impacto econômico da pandemia, o número de empresas fechadas foi menor do que o mesmo período observado no ano passado. Exceto na categoria empresa de pequeno porte, onde houve crescimento de 87,5% de casos de encerramento de atividades.

Em todo o ES, 3015 negócios deixaram de existir entre 16 de março e 11 de maio. Confira abaixo os dados na íntegra da Serra e do Estado.

Vale lembrar que os dados não abrangem a segunda quinzena de maio, o mês de junho e esta primeira semana de julho, onde o cenário da pandemia se agravou, tendo reflexos ainda mais duros para muitas atividades econômicas.

Para o secretário de Desenvolvimento da Serra, José Eduardo Azevedo, os números já apurados refletem a gravidade da crise que atingem não somente a cidade, mas todo o país. E reforça a necessidade de, assim que for debelada a situação mais crítica da saúde, o poder público concentrar esforços na recuperação das empresas e empregos com a retomada de investimentos.

José Eduardo diz que o município vem adotando medidas para tentar reduzir esse impacto econômico, principalmente nos pequenos negócios. “Fizemos postergação do IPTU, no final do ano passado a Serra dispensou mais de 300 atividades de qualquer ato público para  funcionarem. Também houve postergação do  ISSQN do Simples Nacional e a suspensão do prazo de renovação de alvarás e licenças enquanto durar a pandemia”, destaca.

Incentivo a comércio local

Para ajudar os pequenos negócios, lideranças comunitárias de três bairros da cidade – Manguinhos, Eurico Salles e Conjunto Carapina I – estão desenvolvendo um projeto piloto  incentivar os moradores a consumirem produtos de empreendedores locais.

As lideranças estão montando lista com contatos, produtos e serviços. Ainda este mês será feito um catálogo para ser distribuído aos consumidores de cada bairro. A ação tem parceira com a Prefeitura da Serra, que está dando suporte no desenvolvimento da marca e no marketing da campanha. A principio a catálogo será digital e espalhado pelas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Mas segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Eduardo Azevedo, a Prefeitura está avaliando também a viabilidade de ajudar custeando versão impressa do catálogo de cada bairro. “Ainda estamos avaliando isso por conta do coronavírus, pois a distribuição de material impresso pode ser fonte de infecção”, adverte.

José Eduardo ressaltou que a iniciativa do projeto veio das comunidades e a Prefeitura abraçou por entender que fortalece os microempreendedores e as micro e pequenas empresas, que é segmento mais afetado pela pandemia, também evita deslocamentos pois o comprador vai adquirir o produto e serviço no próprio bairro, em alguns casos em forma de delivery.

Live vai orientar sobre crédito para negócios de menor porte  

Nesta quinta-feira (09) o Sebrae/ ES realiza, às 16h, live com o superintendente da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo, Denis Matias. A conversa será para orientar empreendedores interessados em ingressar no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Regulamentado no final de junho para socorrer empresas durante a pandemia, o Programa do Governo Federal prevê cessão de crédito a baixo custo (taxa anual Selic + 1,25%) para pagamento de despesas correntes, folha salarial e novos investimentos. A empresa pode tomar até 30% do valor do faturamento apurado em 2019. E terá até 36 meses para pagar, com carência de oito meses para a 1ª parcela.

Interessados em participar da live devem se inscrever na Loja Sebrae. O evento é gratuito. Outra live sobre o mesmo tema ocorreu na última terça-feira (07), mas com participação de representante do Banco do Brasil. Junto com a Caixa, a instituição está operando com o Pronampe no ES.

Nas lives também participa o diretor do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Comentários

Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Mais notícias

Na véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra | Veja os horários

Neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra e em toda a Grande Vitória. No município,...

Alternativo comemora Dia dos Pais e do Estudante com ação em sistema drive-thru no sábado

Neste sábado (8) – véspera de Dia dos Pais – a Rede Alternativo de Ensino vai fazer a ação Drive-Thru da Família na Escola,...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!