Leia a coluna ‘O Nó da Gravata desta semana e confira os bastidores da política

Compartilhe:


A delegada chegou

Na última quarta-feira (4), o PSC lançou oficialmente a pré-candidatura à prefeita da Serra da delegada Gracimeri Gaviorno. Mesmo a forte chuva que caiu não foi suficiente para afastar as centenas de pessoas que prestigiaram o evento, ocorrido no Clube da Boa Convivência em Laranjeiras. Além de populares e pré-candidatos a vereador pelo partido, houve a presença de boa parte da classe política da Serra – pelo menos metade dos parlamentares da Câmara -, além de representantes do prefeito Audifax Barcelos (Rede), secretários municipais, o deputado Alexandre Xambinho (ainda Rede), entre outros.

Aílton, o professor

Além de Gracimeri, que foi a estrela da noite, quem se destacou foi o vereador Aílton Rodrigues, presidente municipal do PSC e autor intelectual desse movimento pré-eleitoral. Mesmo em seu primeiro mandato, Aílton se consolidou como o vereador mais bem articulado da Câmara. E o lançamento de Gracimeri é prova disso, já que boa parte dos atuais vereadores sequer conseguiu fazer o dever de casa e tomar as rédeas de seus próprios partidos. Já Aílton não só tomou conta do PSC como montou uma chapa de vereadores competitiva e lançou uma delegada para disputar a Prefeitura da Serra. A sabedoria política que falta à maioria dos vereadores serranos parece sobrar em Aílton…

Salve-se quem puder

Enquanto uns já estão com a vida encaminhada, outros estão na correria para se salvar. Com os prazos se afunilando para a troca de partidos, o desenho partidário na Câmara da Serra começa a ganhar alguma forma. Nos corredores da Casa, há quem garanta que o presidente, Rodrigo Caldeira (Rede), estaria de malas prontas para o ninho tucano de Vandinho Leite. Já Nacib Haddad e Adriano Galinhão estão com os pés no PSB, de Bruno Lamas. Outro que segue nesta direção é Fabão da Habitação. Partidos com candidatos a prefeito preferem atrair alguns vereadores para fortalecer as legendas.

Família em 1º lugar

Menos no caso do deputado federal Sérgio Vidigal, já que seu partido, o PDT, limpou a chapa de vereadores para facilitar a atração de nomes novos. Entre os expulsos, está Fábio Duarte. Recentemente, ele disse ao TEMPO NOVO que a razão desse movimento do PDT é para acomodar o filho de Vidigal, Dudu Vidigal.

Homenagem merecida

Nessa semana, o vereador falecido, Cabo Porto, ganhou uma homenagem: a Arena Riviera se chamará Jucélio Nascimento Porto. O Projeto de Lei foi de autoria de todos os vereadores da Câmara e aprovado na sessão da última segunda-feira (2). O deputado Alexandre Xambinho também fez um projeto para dar o nome de Porto à futura ES-115, que será o Contorno de Jacaraípe, o qual o Governo do Estado prevê recomeçar as obras nesse ano.

Igor é meu preferido

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da Serra (Sermus), Oswaldino Luiz Marinho, encaminhou um ofício ao prefeito Audifax Barcelos sugerindo que seja o secretário Igor Elson o escolhido para sucessão da Prefeitura. Oswaldino argumentou que Igor faz um “brilhante trabalho” no município além de ser “jovem, de boa visibilidade, popular e com um curriculum adequado ao desempenho do cargo de prefeito”. Bom, a decisão é de Audifax, mas parece que Igor já ganhou um cabo eleitoral bom de briga!

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também