24.2 C
Serra
quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Eleições 2020: as ‘caras’ novas dos candidatos a vice-prefeito da Serra

Leia também

Serra tem 327 mil eleitores e maioria de aptos a votar é mulher

Neste domingo (29) acontece o segundo turno da eleição municipal que irá escolher o próximo prefeito da Serra. No...

Serra registra mais seis moradores mortos e 382 novos casos de Covid-19 em 48h

O número é assustador: 589 moradores da Serra foram mortos pelo coronavírus em apenas nove meses. A cidade chegou...

Serra tem aumento de 1.045% nos casos de chikungunya e especialista fala em surto

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, outra doença tem tirado o sono de moradores da Serra. Trata-se da...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Sede da Prefeitura da Serra. Foto: Jansen Lube

Após mostrar as propostas e os planos de governo de cada candidato a Prefeito da Serra, o TEMPO NOVO preparou uma matéria com os vices de cada chapa. A função é de grande importância, pois além de ser um cargo de confiança, eles também auxiliam na gestão da prefeitura.

Conforme a apuração da reportagem, neste ano, os candidatos à Prefeitura da Serra escolheram, na grande maioria, vices mais novos e com pouca ou quase nenhuma experiência política anterior. Em ordem alfabética, segue o nome de urna de cada um deles:

Carla Xavier [Alexandre Xambinho], Dr. Afonso Pimenta [Vandinho Leite], Guilherme Lima [Bruno Lamas], Ivany Pereira [Ebinho], Marquetti [Luciana Malini], Professor Lucas Silveira [Gracimeri Gaviorno], Renata Sepulcro [Fábio Duarte] e Thiago Carreiro [Sérgio Vidigal].

A reportagem acionou todos os nomes da disputa, mas não obteve retorno de dois. Ivany Pereira foi procurada através de sua assessoria, que afirmou que não iria responder as perguntas, já que estava “na correria para produzir material de campanha”. Já Marquetti não deu retorno até a finalização deste texto. O restante enviou suas respostas ao TEMPO NOVO.

Vale destacar que, atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permite que a cidade tenha segundo turno, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha 50% dos votos válidos mais um.

Conheça o perfil dos candidatos a vice-prefeito: 

Carla Xavier [Alexandre Xambinho]

Foto: Divulgação

Com 62 anos, Carla Xavier (Republicanos) disputa à Prefeitura da Serra sendo vice de Alexandre Xambinho (PL). Graduada em Serviço Social, ela afirma que pretende colaborar e fortalecer de forma eficiente a identidade cultural “e o prazer de viver na Serra”. Além disso, quer “incentivar e apoiar à igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas conforme orientação dos Objetivos do Milênio”.

Por fim, Carla afirma que acredita que a participação da mulher na gestão de Xambinho, trará uma visão ampla de governo abraçando as especialidades deste segmento. Conforme já informado pelo TEMPO NOVO, Xambinho vai às urnas com o número 22.


Dr. Afonso Pimenta [Vandinho Leite]

Foto: Divulgação

O médico cirurgião Afonso Carlos Vanzo Pimenta (PSDB), de 52 anos, é o candidato a vice-prefeito da Serra, na chapa de Vandinho Leite (PSDB). Afonso trabalha no Jayme e na Upa de Castelândia, e faz parte do grupo que articula o partido Aliança pelo Brasil no Estado.

Ele disse à reportagem que suas propostas estão totalmente alinhadas ao plano de governo de Vandinho. “Juntos, vamos levar mais modernidade e agilidade na área da Saúde, com o uso da tecnologia a favor do cidadão. Vamos implementar as marcações de consultas e exames de maneira totalmente online; criaremos o prontuário eletrônico e, por fim, um Centro de Especialidades Médicas em nosso município, para desafogar as demandas nas unidades de saúde”. Vandinho vai às urnas com o número 45.


Guilherme Lima [Bruno Lamas]

Foto: Divulgação

O líder comunitário de Manguinhos é quem disputa, ao lado de Bruno Lamas, pelo PSB, à Prefeitura da Serra. Guilherme Lima, 40 anos, afirma que está preparado para atuar como vice-prefeito, já que além de sua formação acadêmica em Direito, conhece a Serra, suas potencialidades e desafios.

“Recebi com alegria o convite do Bruno para ser vice-prefeito na sua chapa rumo à Prefeitura da Serra. Nosso programa de governo ‘Serra Cidade Inteligente’ traz em destaque a inovação e tecnologia como forma de desburocratizar a gestão pública e torná-la mais eficiente. Sou líder comunitário e vamos devolver às pessoas o direito de opinar nas obras da cidade. Vamos valorizar, aprimorar o Orçamento Participativo e dar o protagonismo ao movimento popular na gestão da cidade”. Bruno vai às urnas com o número 40.


Ivany Pereira [Ebinho]

Ivany é candidata vice-prefeita na chapa do empresário Ebinho, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCdoB). Sua assessora informou que não poderia conversar com o Tempo Novo, já que estava “na correria para produzir material de campanha”.


Marquetti [Luciana Malini]

Foto: Divulgação

Marquetti é o candidato a vice-prefeito [Luciana Malini]. Ele foi procurado pela reportagem, mas não deu retorno até a finalização deste texto.


Professor Lucas Silveira [Gracimeri Gaviorno]

Foto: Divulgação

O candidato a vice-prefeito pela chapa da Gracimeri Gaviorno (PSC) é o Lucas Silveira, de 34 anos. Professor, da área de engenharia, ele afirma que pretende lutar pela Educação da Serra, e principalmente incluir cada vez mais as pessoas que possuem necessidades especiais.

“O meu papel é sempre discutir com a prefeita o que é melhor para nosso município. Venho para ajudar a fazer gestão das pessoas, ou seja, fazer com que as pessoas se sintam donas de onde elas moram. Trazer esse conforto a população de volta e deixar de ter donos (políticos) na Serra, pois a Serra tem as pessoas”, afirmou Lucas. Gracimeri vai às urnas com o número 20.


Renata Sepulcro [Fábio Duarte]

Foto: Divulgação

A moradora de Jacaraípe, Renata Sepulcro, de 43 anos, é a candidata a vice-prefeita na chapa de Fábio Duarte – aposta de sucessão do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Do Patriotas, Sepulcro, que é professora, afirma que é preciso mudar o “quadro majoritariamente masculino na política”. Além disso, afirma que como vice, irá contribuir fazendo a ponte entre o executivo e as comunidades.  Além disso, fará a conexão entre os poderes Executivo e Legislativo.

“Nós precisamos ser mais conscientes do nosso voto. A Serra tem progredido, isso é um fato. Somos a cidade mais transparente do Brasil, título oferecido pelo Governo Federal. E nós não podemos andar para trás. Temos que continuar avançando. O eleitor precisa ter mais consciência, tanto no voto para prefeito, quanto para o vereador, que detém o poder de fiscalizar o município e aprovar os projetos que passam pela Câmara”, disse. Fábio irá às urnas com o número 18.


Thiago Carreiro [Sérgio Vidigal]

Na chapa encabeçada pelo ex-prefeito e deputado federal, Sérgio Vidigal (PDT) está Thiago Carreiro, de 32 anos. Apontado como novidade no meio político, ele é empresário e sempre foi muito atuante em Jacaraípe, principalmente na área da segurança. Inclusive, essa é a pauta que ele afirma que irá defender junto com o postulante ao cargo de chefe do Executivo.

“Acredito que a política é uma ferramenta de transformação, sou formado na maior escola de políticas públicas do Brasil, nunca fui político sou graduado em Administração de Empresas e tecnologia da informação e é exatamente com tecnologia e empreendedorismo que quero contribuir com a minha cidade seja na implantação do Cerco Eletrônico de Inteligência para combater roubos a veículos, na reestruturação da guarda e principalmente para somar com a experiência e competência de Sérgio Vidigal para fazermos juntos, a Serra dar um Salto com segurança para o futuro, nossa gente precisa de mais oportunidade e sentir ainda mais orgulho de viver na Serra”, disse. Vidigal vai às urnas com o número 12.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!