22.7 C
Serra
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Catapulta para o Anchieta

Leia também

Uma tonelada de ração para animais vítimas das chuvas no interior

Uma tonelada de ração será enviada para os animais dos municípios do interior do estado que foram atingidos pelas...

Erick Musso convoca deputados para aprovar pacote de ajuda para os atingidos pela chuvas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), deve convocar o plenário extraordinariamente, na próxima segunda-feira (27), atendendo...

Pele Morena e congo encerram as atividades da Arena Procon hoje (22) em Jacaraípe

A Arena Procon Serra está se despedindo da praia de Jacaraípe nesta quarta-feira (22). Além das atividades que duram...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Eci Scardini 

A história política recente do Espírito Santo mostra que não é necessário ter sido prefeito em uma cidade para chegar ao cargo de governador. Gerson Camata foi o primeiro governador depois da redemocratização do país, chegando ao cargo em 1983 sem ter administrado qualquer cidade. Ele se notabilizou pelo seu jeito conciliador, despojado e por ter sido um deputado federal que viabilizava recursos para cidades do estado.

Em 1986, Max Mauro foi eleito governador graças à sua postura firme e austera na defesa da democracia, dos direitos fundamentais e no combate à corrupção. Foi deputado estadual três vezes e federal uma e sempre com o mesmo estilo combativo. Quando chegou ao Palácio Anchieta, em 1987, poucas pessoas lembravam que ele havia sido prefeito em Vila Velha, de 1970 a 1974.

Na sequência, veio Albuíno Azeredo, sem nenhum histórico político, mas foi ungido por Max. Ganhou a eleição de governador com a fama de bom secretário de Planejamento do Estado. Isso em 1990.

Em 1994, Vitor Buaiz foi eleito governador pelo PT. Esse sim havia sido prefeito da capital capixaba e era deputado federal. Mas não ganhou por isso não, e sim graças a uma união de forças para impedir que Cabo Camata ganhasse a eleição.

Chega-se a José Ignácio Ferreira, em 1998. Brilhante orador, nunca administrou uma cidade sequer, mas ganhou a eleição de governador. Notabilizou-se como um atuante senador da República, em Brasília.

Paulo Hartung se elege governador do Estado pela primeira vez em 2002. Este construiu uma carreira política que incluiu a passagem pela Prefeitura de Vitória.

E, por fim, chega-se a Renato Casagrande, que está em sua segunda passagem pelo Palácio Anchieta sem ter sido prefeito em nenhuma cidade. As principais características de Casagrande são a determinação, o arrojo, o poder de articulação e aglutinação de forças em seu entorno.

Portanto, para se chegar ao posto de governador do Estado, necessariamente, não precisa passar por uma prefeitura, muito menos a de Serra. Pelo contrário.Quem conseguiu ir mais longe na política serrana foi João Baptista da Motta, como senador, uma vez que era suplente de Paulo Hartung. O outro foi Givaldo Vieira, porque estava no partido certo (PT) naquele momento e foi o escolhido para ser o vice de Casagrande, em 2010.

Comentários

Artigo anteriorDoce vida dura
Próximo artigoCheque em branco para Amaro

Mais notícias

Erick Musso convoca deputados para aprovar pacote de ajuda para os atingidos pela chuvas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), deve convocar o plenário extraordinariamente, na próxima segunda-feira (27), atendendo ao pedido do governador Renato...

Pele Morena e congo encerram as atividades da Arena Procon hoje (22) em Jacaraípe

A Arena Procon Serra está se despedindo da praia de Jacaraípe nesta quarta-feira (22). Além das atividades que duram o dia todo, vai ter...

Sede recebe palestras sobre história e ciclo folclórico da Serra

Acontecem nesta quarta-feira (22) às 18h no auditório da Câmara Municipal, duas palestras promovidas pela Associação Comercial e Empresarial da Serra Sede (Acess) ....

Festival de Doces com quindim gigante em Nova Almeida

O Festival de Doces que acontece no fim da próxima semana, na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida tem a mão da ex-vereadora e...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem