20.7 C
Serra
quarta-feira, 22 setembro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Alunos da Serra vão ter disciplina ‘Educação para o trânsito’ a partir de 2022

Leia também

Vendaval destrói poste e deixa bairro da Serra sem energia elétrica

O vendaval da noite desta terça-feira (21) está deixando estragos em alguns bairros da Serra. Em Vila Nova de Colares,...

Calorão na Serra dá lugar a chuva e ventos de até 40 km/h nessa quarta-feira

No dia em que marca a passagem para a Primavera no Hemisfério Sul, o avanço de um sistema frontal...

Assembleia Legislativa aprova regras para gratuidade em ônibus

  Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 24/2021, que faz ajustes à Lei Complementar 971/2021....
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

A Serra será o primeiro município do Espírito Santo a ter em sua grade curricular, a disciplina de “Educação para o Trânsito”. O conteúdo será desenvolvido por meio de literatura própria, com livros do aluno e do professor, além de aulas práticas.

Os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEfs) serão capacitados pelo Projeto Cidadania em Trânsito na Escola, por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito, do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT). Além disso, os professores contarão com suporte dos agentes de trânsito na escola, ao longo do ano.

Tudo está em fase de elaboração para que a partir já do início do ano letivo de 2022, os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental tenham acesso à nova disciplina. Os estudantes terão aulas práticas na “Transitolândia”, que será instalada no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

“O ambiente “trânsito” será recriado de forma criativa e divertida, com linguagem didática para que as crianças e adolescentes vivenciem desde cedo, as situações corriqueiras do trânsito”, disse Alessandro Bermudes, secretário de Educação da Serra.

A chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Rosemary Kehler, destaca que a inclusão da disciplina é o cumprimento do artigo 74, do Código de Trânsito Brasileiro, no município da Serra, de forma pioneira.

Compromisso do Plano de Governo

“Esse é um dos compromissos do prefeito Sergio Vidigal no seu Plano de Governo e desde o início do ano estamos elaborando métodos, selecionando materiais e discutindo parcerias para inserir a disciplina “Educação para o Trânsito” na grade curricular da Serra”, disse Rosemary Kehler.

Para iniciar a familiarização dos alunos com a novidade, a partir do dia 10 de agosto, as unidades, tanto do Ensino Fundamental, quanto da Educação Infantil, vão participar de palestras com os agentes de trânsito da Serra.

As palestras interativas, são formadas por brincadeiras, gincanas, distribuição de brindes, além de muito aprendizado, e serão ministradas na escala especial do DOT, de forma a não prejudicar a atuação do Departamento no município.

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, destaca que em reuniões com o prefeito Sergio Vidigal, o assunto sempre esteve em pauta, uma vez que a atual gestão tem focado na qualidade de vida e felicidade das pessoas.

Aprendizado desde cedo

“Vamos ensinar nossos estudantes sobre educação no trânsito, de forma interativa e divertida. Sabemos que se ensinarmos a criança o caminho em que deve andar, ela não se desviará dele, por isso, a Educação para o Trânsito deve ser iniciada logo no início da vida escolar. E esse é nosso compromisso de forma pioneira no Espírito Santo”, declarou o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!