Serra, 14 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 13 de Abril de 2018 às 9:21

Água, esgoto, Cesan e MRV


Por Bruno Lyra

Depois da terrível seca que atingiu o ES entre 2014 e 2016, a boa temporada de chuvas em 2017 e nesses primeiros meses de 2018, o problema da água tende a ter menor atenção da opinião pública. Mas não é o que está acontecendo na Serra. Pelo menos no que diz respeito ao movimento popular. 

Preocupadas com a poluição dos córregos, rios lagoas e praias, associações de moradores vêm questionando a qualidade do tratamento de esgoto, sobretudo porque o serviço aumenta em 80% a conta de água. E também pelo fato da Serra ser a pioneira na Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cesan e empresas privadas para coletar e tratar esgoto doméstico, modelo vendido como panaceia contra o mal crônico da falta de investimento na área.

No último 24 de fevereiro houve protesto contra a poluição dos rios e praias de Jacaraípe e Manguinhos. Na última segunda-feira (09), audiência pública questionando o tratamento de esgoto na cidade. Na próxima quinta-feira (19), desta vez na Câmara de Vereadores, o mesmo assunto será tema de nova audiência.

Uma das empresas que parece não fazer o dever de casa em relação a água na Serra é a MRV, construtora mineira de apartamentos que escolheu a cidade para instalar diversos condomínios residenciais de padrão mais barato.

A empresa é reincidente em multas e autuações com o condomínio Vila Florata, pelo lançamento de esgoto no córrego Laranjeiras, que cai entre as praias de Manguinhos e Bicanga. Outro condomínio de sua propriedade foi responsável por desmatamento de uma área alagada e aterro de nascentes entre os bairros Costa Dourada e São Patrício em Jacaraípe. Isso com anuência da Prefeitura, entre os anos de 2009 e 2010.

Também desmatou no entorno do histórico casarão de Balneário Carapebus. Com requintes de crueldade, pois antes de doá-lo a uma Ong local, destelhou o casarão o que acelerou a degradação do imóvel. Isso tudo num terreno vizinho a Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole, que protege a bacia da lagoa Carapebus.

Paralelo a tudo isso, a MRV tem investido pesado em campanha nacional de marketing para dizer que é uma referência ambiental e social.

 




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por