19.7 C
Serra
sábado, 28 maio - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados
Vacinação contra o coronavírus

Vandinho cobra que ES seja prioridade nacional de vacinação: “fomos solidários, agora pedimos ajuda”

Leia também

Campanha de segurança de trânsito alcança 3 mil serranos

Desde o inicio deste mês, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tendo em vista a campanha de conscientização de...

Polícia prende suspeitos de roubar carro com bebê e criança na frente de creche na Serra

A Policia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veiculos, prendeu em flagrante um dos...

Lei torna hediondo crime praticado contra menores de 14 anos

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/2022 que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Vandinho Leite cobrou do Ministério da Saúde que o Espírito Santo entre para a prioridade de vacinação. Foto: Ellen Campanharo

Em um ato solidário, entre fevereiro e inicio de março o Espírito Santo recebeu 66 pacientes de Covid-19 advindos de três estados: Rondônia, Amazonas e Santa Catarina. Isso ocorreu em decorrência da falência aguda do sistema de saúde pública e o risco iminente da desassistência médica. Naquela ocasião, o ES estava categorizado como estável na classificação de risco; o percentual de ocupação de leitos era de 60%.

De lá pra cá muita coisa mudou. Em um intervalo de 30 dias, os níveis de contaminação aumentaram assustadoramente e o governador Renato Casagrande decretou uma quarentena que se iniciou em 18 de março e vale até o dia 4 de abril. Atualmente o ES é um dos estados classificados na faixa vermelha de risco e no último dia 23 registrou um número recorde de mortes, 72 capixabas perderam a vida em 24h.

E é diante desse cenário que o deputado estadual Vandinho Leite cobrou do Ministério da Saúde que o Espírito Santo entre para a prioridade de vacinação, com objetivo de ajudar a afastar a possibilidade de endurecimento das medidas de restrição e evitar mais mortes. Atualmente o ES é o 11º estado com maior percentual de vacinação, mas o medo é que a doença avance e acarrete em colapso de saúde.

“Quando estávamos em uma situação de estabilidade, fomos solidários com outras unidades da federação. Recebemos 66 pacientes, alguns infelizmente não aguentaram e vieram obtido, mas muitos foram curados. Cumprimos com um dever cristão. Agora somos nos que gritamos socorro. Estamos sob uma quarentena muito penosa para a população e os índices de contaminação e mortes continuam a subir. Vamos precisar de um tratamento especial do Ministério da Saúde, tanto na prioridade de vacinação, quanto na ajuda governamental”, disse Vandinho.

De acordo com ele, sua equipe técnica estará elaborando um documento que será encaminhado ao Ministro da Saúde e irá buscar a assinatura dos 10 deputados federais, no sentido de fazer pressão para que o ES receba mais doses das vacinas. Ele pretende apresentar o mesmo documento para os demais deputados estaduais para unir forças e conseguir chamara a atenção da União.

“É hora de unir forças para salvar vidas e voltar à normalidade o mais rápido possível. E só com a vacina isso será possível. O ES precisa de atenção, pois as novas cepas chegaram com muita força, nossos leitos estão batendo a ocupação limite e precisamos agir”, explicou Vandinho.

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!