Trezentos mil pacientes atendidos. Essa foi a marca alcançada pelo setor de Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, em apenas quatro anos de funcionamento. A tricentésima milésima paciente foi a senhora Osvaldina de Araújo Souza, de 68 anos, que procurou o hospital com queixas semelhantes a um acidente vascular cerebral (AVC).
Osvaldina faz parte dos 98% de pacientes atendidos no setor de urgência e emergência que avaliam como muito satisfeitos o suporte e assistência recebidos. Referência em traumas e urgências clínicas, o pronto-socorro conta com cerca de 18 médicos e cinco residentes presentes em cada plantão, divididos nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Neurocirugia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Torácica. Além dos profissionais de enfermagem e da equipe multidisciplinar que trabalham incansavelmente para atender às demandas.
O setor é um hospital dentro de um hospital, são 55 leitos e suporte para medicações e observações médicas, somado às salas para exames, procedimentos e consultórios.
Ao longo desses quatro anos, casos emblemáticos marcaram a história da urgência e emergência. Como o caso do investigador da Polícia Civil Roberto Avelino, que levou um tiro que foi salvo devido a agilidade e experiência da equipe. O paciente fez uma parada cardiorrespiratória e os médicos iniciaram, imediatamente, a reanimação cardiopulmonar sem sucesso. Em poucos instantes, ainda na Sala de Choque, decidiram realizar uma toracotomia de urgência, ou seja, abriram o peito e massagearam o coração do paciente com as mãos, recuperando os batimentos.
Outro caso foi o do Felix Wendel Schultz, e que rendeu à equipe uma placa em agradecimento. O paciente procurou o hospital com fortes dores no peito iniciadas durante um jogo de futebol. No momento do atendimento médico, o paciente evoluiu com uma parada cardíaca sendo reanimado por 33 minutos.
O pronto-socorro também se destaca pelos atendimentos prestados às múltiplas vítimas. O setor tem um protocolo instituído usado em casos de atendimento há mais de 10 pacientes vítimas de um único acidente. A organização é o grande diferencial. Cada profissional sabe exatamente qual a sua função nesses casos e todos os profissionais da instituição ficam alertas para realocações. Em 2015, um acidente envolvendo um caminhão-tanque e um ônibus trouxe 37 pacientes, de uma única vez, para o Hospital Dr. Jayme. O protocolo foi colocado em prática e todos os pacientes atendidos, sem esquecer é claro, dos demais atendimentos.
A unidade faz uma média de 75 mil atendimentos por ano, desses, a grande parte representa as classificações vermelha, laranja e amarela, ou seja, grande urgência, casos graves e que merecem atenção. As informações são da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde.