22 C
Serra
sexta-feira, 10 de julho de 2020

POLÍTICA & ATITUDE

Leia também

Amaro desmente anúncio de desistência de candidatura na Serra

Após especulações de que o deputado federal Amaro Neto (PRB) teria desistido da pré-candidatura a prefeito da Serra e,...

Com 365 moradores infectados, Feu Rosa já possui 18 mortes pela Covid-19

Mais de 360 moradores infectados e 18 mortes causadas pela Covid-19. Esses são os assombrosos números que fazem Feu...

Serra já possui 8.930 moradores infectados e 353 mortos pelo coronavírus

A Serra continua sendo a segunda cidade com mais moradores infectados e mortos pelo coronavírus em todo o Espírito...
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é o editor de política do Tempo Novo. Além de sua área, o jornalista, escreve para outras editorias do portal.

Marina & Casagrande (PSB-Rede), Aécio & Hartung (PMDB-PSDB) e Dilma & Roberto (PT). Além de Luciana Genro & Camila (Psol) e Mauro & Mauro (PCB). Esses são os endereços dos votos de dois milhões e meio de eleitores do ES. Falta pouco mais de uma semana para tentar convencer indecisos e insatisfeitos e definir se haverá o segundo turno das eleições dois mil e quatorze.

Também é o melhor momento para análise do padrão de competição entre partidos, candidatos e candidatas. Quais as razões apresentadas na defesa e promoção dos propósitos dos candidatos? Quais demandas os grupos sociais suscitam dos que se pretendem inquilinos do poder? Que desafios sociedade e Estado terão que enfrentar para sustentar a posição de vanguarda que o ES detém hoje na federação?

O quadro nacional desenha ter mais um turno de competição, e caso a candidata socialista, Marina Silva, suporte a quantidade de pancadas que lhe impõem seus adversários, será ela guindada a debater com a atual presidenta os modelos de administração, de desenvolvimento e de relação institucional da República.

No plano local, um forte nevoeiro encobre o horizonte, sem permitir saber quem se elegerá e se num ou noutro turno. Além dos competidores com maior visibilidade, o governador Casagrande e o ex-governador Hartung, outros três competidores do PT, do PSOL e do PCB, encontram dificuldades para acumular pontos que levem o pleito pra além de cinco de outubro. Porém convém esperar os rumos desses próximos dias e tudo que neles possa acontecer.

Além dos sinais de fadiga dos programas eleitorais e do certo estranhamento dos eleitores nas abordagens eleitorais, e caso nenhum fato notório ocorra, poderá a dúvida somente ser elucidada quando finalmente os boletins de urnas forem anunciados.

Odmar Péricles Nascimento é sociólogo e analista político

Comentários

Mais notícias

Com 365 moradores infectados, Feu Rosa já possui 18 mortes pela Covid-19

Mais de 360 moradores infectados e 18 mortes causadas pela Covid-19. Esses são os assombrosos números que fazem Feu Rosa ser a segunda comunidade...

Serra já possui 8.930 moradores infectados e 353 mortos pelo coronavírus

A Serra continua sendo a segunda cidade com mais moradores infectados e mortos pelo coronavírus em todo o Espírito Santo. De acordo os últimos...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!