Paixão de Cristo é inspiração para peças em bairros da cidade | Portal Tempo Novo

Serra, 24 de abril de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 17 de abril de 2019 às 12:32

Paixão de Cristo é inspiração para peças em bairros da cidade

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

 

Em Barro Branco a encenação acontece em frente a creche do bairro. Foto: Divulgação

O nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Cristo serão celebrados em diversas comunidades da Serra nesta sexta-feira (19), a Sexta-feira da Paixão. A tradicional encenação acontecerá em Bairro de Fátima, Barro Branco e em José de Anchieta.

Em Bairro de Fátima, a encenação fica por conta da igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Os jovens da paróquia já estão ensaiando a peça há cerca de um mês e a coordenadora-geral do grupo de jovens, Mariany Marçal Loureiro, conta que a apresentação acontece na própria igreja, às 16h30.

Segundo ela, será uma hora e meia de encenação e cerca de 50 atores estão envolvidos. “Na organização, contamos com 90 pessoas, pois temos a participação do grupo de Adolescentes e Jovens de Coração, além de mulheres da comunidade. Nosso teatro costuma tocar os corações de uma forma simples, mas com cenário, figurinos e músicas maravilhosas”, destaca Mariany.

Já em Barro Branco, a encenação acontece em frente à creche do bairro, às 19h30. É ao ar livre e na rua. O pastor Cristovão Jardim, diretor de teatro da Igreja Batista Nacional (IBN) de Mestre Álvaro conta que a encenação dura duas horas e conta com cerca de 100 atores, entre crianças e adultos, e sempre atrai um grande público.

Em 2018, em torno de 1.200 pessoas assistiram ao evento. “O ápice do teatro é quando Jesus sobe aos céus; usamos uma torre de andaimes e carretilhas. A multidão vibra muito. Além desse, temos outros  momentos fortes como a ‘tentação’, em que usamos uma mulher sedutora interpretando o diabo. O suicídio de Judas é uma cena muito forte também. A prisão de Jesus mostra um Pedro transtornado, difícil de conter, quando ele corta a orelha do soldado. As 40 chibatadas em Jesus também são marcantes”, destaca o pastor.

Cristovão conta, ainda, que este ano haverá uma cena surpresa até para os atores, e adianta: “Será enquanto Jesus estava morto por três dias. Sei que vai ser marcante”, frisa.

Em José de Anchieta, e encenação acontece pelas ruas do bairro e é realizada pela comunidade de São José de Anchieta. Por lá, o teatro ocorre às 13h30 e o ponto de encontro será na praça do Come-Come. A encenação acontece desde 2015 e conta com 60 envolvidos. A organização espera um público de três mil pessoas.

Teatro sobre Paixão de Cristo em Vista da Serra adiado por conta de chuva

O Grupo Lúmen, que realiza o Auto da Paixão de Cristo na cidade há 30 anos, não fará a encenação em Vista da Serra como de costume. O motivo: a chuva que caiu nos últimos dias inviabilizou o uso do terreno onde acontece o teatro. “Não foi por falta de empenho da prefeitura. Por ser uma colina, está com muita lama e fica difícil fazer o teatro ali neste momento, porque temos uma estrutura muito grande”, conta o organizador Jovaldir Bongestab, que disse que agora depende do apoio da prefeitura da Serra para realizar a encenação após a Sexta-feira Santa, como já aconteceu em outras três ocasiões.

O grupo serrano realiza o teatro, em Vista da Serra II, desde 1988. Vale lembrar que a festa faz parte do calendário de eventos oficial do município e chega a reunir um público de 10 a 15 mil pessoas. Da encenação já participaram inclusive atores de renome nacional como Cláudia Ohana, Luigi Baricelli, Nâni Venâncio e André Felipe.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura. Segundo ela, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) já havia se comprometido a apoiar o evento. Com o cancelamento, caso o evento seja remarcado, é necessário que os organizadores protocolem um novo pedido de apoio, o que, até o momento, não foi feito.

 




O que você acha ?

Você é a favor do Escola sem Partido?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por