ONG diz que Serra é a cidade mais transparente do Estado nos gastos com coronavírus

Compartilhe:
Município está com apenas 67 comissionados trabalhando neste momento de eleição. Foto: Jansen Lube
Serra teve resultado considerado como “ótimo”. Foto: Jansen Lube

O município da Serra conquistou o primeiro lugar no ranking de transparência em contratações e despesas emergenciais no combate à Covid-19 no Espírito Santo. O estudo foi realizado pela ONG Transparência Capixaba, que avaliou os portais de 25 cidades capixabas com mais de 35 mil habitantes com o objetivo de saber se as informações referentes a contratos assinados durante a pandemia são disponibilizados de forma clara e com acesso facilitado a população.

A Serra, Cariacica e Vila Velha foram as únicas cidades – dentre as 25 estudadas – que conseguiram obter o resultado “ótimo”. A cidade serrana e Cariacica também foram as únicas a obterem pontuação 100 e ficaram empatadas. As informações obtidas pelo estudo foram buscadas em portais dedicados às contratações emergenciais ou à Covid-19 e de transparência de compras dos municípios. Os perfis das administrações nas redes sociais também serviram para observar se os trabalhos realizados pelos Municípios eram divulgados.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, disse que receber nota máxima em transparência durante uma crise mundial é reflexo de um trabalho contínuo para utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível em prol da população, buscando minimizar os efeitos da pandemia. “Hoje, a transparência nos atos administrativos é uma ferramenta essencial para o controle social, neste momento de grandes desafios para a gestão e o cidadão”, comenta.

A Controladora Geral do Município, Magaly Nunes, também comentou o resultado. De acordo com ela, a equipe da Controladoria vem trabalhando para manter o nível de excelência na transparência, alinhado a parâmetros de boas práticas de órgãos nacionais e internacionais.

“Com a pandemia, tornou-se fundamental a divulgação de informações sobre o combate ao coronavírus, inclusiva sobre as contratações de serviços e aquisições, de forma mais detalhada e clara. Criamos uma área exclusiva sobre o tema em nosso portal da transparência, de modo a facilitar o acesso a esses dados pela população”, explica a controladora.

Para acessar o Portal da Transparência da Serra pode ser acessado clicando aqui. Já para acessar o Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 clique aqui.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também