
Moradores e praticantes de caminhadas e ciclismo que utilizam a ciclovia e o calçadão da Avenida Meridional, que passam pelas comunidades de Cidade Continental e Bicanga, na Serra, estão apreensivos em relação à construção de um estacionamento para visitantes em frente ao condomínio Vista de Bicanga, realizada pela Morar Construtora.
Usuários expressaram temores de que a ciclovia e o calçadão possam ser eliminados devido à instalação do estacionamento para os visitantes do residencial. O Tempo Novo entrevistou moradores e entrou em contato com a Prefeitura da Serra e a construtora para obter mais informações sobre o assunto.
“Nosso maior medo é que, após a conclusão da obra, fiquemos sem espaço para a prática de atividades físicas. Este local é amplamente utilizado pelos moradores, principalmente de manhã e à noite, para caminhadas e ciclismo. Com a construção do condomínio ao lado da Estação Conhecimento e agora o estacionamento, estamos preocupados em perder o nosso espaço”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informou que o Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas (DFOP) esteve no local e que o empreendimento mencionado possui aprovação da prefeitura em relação às obras externas. A secretaria afirmou ainda que a ciclovia não será afetada e que haverá um recuo em direção ao condomínio, paralelamente à ciclovia, onde será criada uma baia.
+ Estado abre processo seletivo para assistente administrativo com salário de R$ 2 mil
Um ciclista ouvido pelo Tempo Novo, disse que todos os dias passa pelo local pois vai ao trabalho pedalando. “Seria terrível se perdêssemos essa ciclovia. Utilizo todos os dias para ir a oficina que trabalho e me sinto mais seguro, justamente por ter esse espaço para andar em segurança”, disse Bruno Silveira.
A Morar Construtora garantiu que os espaços destinados ao calçadão e à ciclovia serão preservados. “A Morar Construtora agradece a oportunidade de esclarecer que o projeto de acesso ao condomínio Vista de Bicanga foi avaliado e aprovado pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal da Serra, que solicitou ajustes na posição da ciclovia existente para garantir a segurança de pedestres e ciclistas”.
A construtora também afirmou que o estacionamento para visitantes do condomínio estará localizado internamente, dentro dos limites do terreno, mantendo assim os espaços destinados ao calçadão e à ciclovia. “A conclusão da obra de acesso ao condomínio, incluindo a ciclovia e o calçadão, está prevista para agosto de 2023. Ressaltamos que o local está devidamente sinalizado e permanecerá assim durante toda a obra, garantindo a circulação segura de pedestres e ciclistas na região”.