Fim da escala 6×1: maior rede de farmácias do Brasil adota escala 5×2 em todas as lojas

A RD Saúde é dona das redes Drogasil e Raia.
Compartilhe:
Drogasil Rede de farmacias Fim da escala 6x1 Escala 5x2
Lojas da Drogasil adotaram escala 5x2. Crédito: Divulgação

A RD Saúde, dona das redes Drogasil e Raia, começou a adotar a escala 5×2 em todas as suas farmácias no Brasil, incluindo unidades do Espírito Santo. Considerada atualmente a maior rede de farmácias do país, a companhia iniciou a mudança ainda no segundo semestre de 2025.

A nova escala passou a valer inicialmente para cargos de liderança e profissionais farmacêuticos. Segundo a empresa, a decisão busca melhorar a retenção de funcionários, reduzir a rotatividade e tornar as vagas mais atrativas em um mercado que enfrenta disputa por mão de obra qualificada.

Com cerca de 3.500 lojas espalhadas pelo país, a RD Saúde afirma que conseguiu implementar o novo modelo sem aumento relevante nos custos operacionais. Mesmo com duas folgas semanais, os profissionais continuam atuando dentro da carga horária de 44 horas por semana.

Maior rede de farmácias do Brasil debate jornada de trabalho

A mudança ocorre em meio às discussões nacionais sobre o fim da escala 6×1 e possíveis alterações na jornada semanal de trabalho no Brasil. A mineradora Vale, por exemplo, também anunciou o fim da escala 6×1 em todo o Brasil.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O presidente do conselho consultivo do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conselheiro da RD Saúde, Antônio Carlos Pipponzi, afirmou que a escala 5×2 já é vista como uma tendência mundial para cargos mais especializados, principalmente em funções de liderança e áreas técnicas.

Por outro lado, ele defende que mudanças mais amplas no varejo deveriam acontecer de forma gradual e facultativa, sem imposição legal para todas as empresas.

Segundo o executivo, companhias que oferecem melhores condições de trabalho acabam atraindo profissionais mais qualificados e reduzindo gastos com alta rotatividade.

Farmácias podem reduzir horário de funcionamento

A empresa também avalia impactos que poderiam surgir caso uma futura legislação reduza oficialmente a jornada semanal de 44 para 40 horas, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo.

Segundo estimativas internas da companhia, uma redução obrigatória poderia elevar os custos operacionais em cerca de 10%. Entre as alternativas estudadas está a redução do horário de funcionamento de algumas lojas.

Atualmente, grande parte das unidades das redes Drogasil e Raia funciona diariamente, entre 7h e 23h.

Executivos da companhia afirmam que aumentos expressivos nos custos poderiam acabar refletindo no preço final dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também