E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Gigantes dos supermercados e farmácias anunciam fim da escala 6×1 para todos os trabalhadores de forma antecipada

Gigantes dos supermercados e farmácias antecipam fim da escala 6x1 para todos os trabalhadores.
Compartilhe:
Escala 6x1 Rede de supermercados Farmácias Trabalhadores
Gigantes dos supermercados e farmácias antecipam fim da escala 6x1 para todos os trabalhadores. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

Grandes redes de supermercados e farmácias do Brasil decidiram antecipar o fim da escala 6×1 e começaram a oferecer dois dias de folga por semana aos funcionários, antes mesmo da entrada em vigor da nova legislação trabalhista. A mudança já beneficia milhares de profissionais e alcança empresas com centenas de estabelecimentos espalhados pelo país.

Entre as companhias que adotaram a nova organização de trabalho estão Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo, Pacheco, Savegnago, Supernosso, Extrabom e Coop. Algumas já implantaram o sistema 5×2 em todas as suas lojas ou drogarias, enquanto outras continuam ampliando a medida gradualmente.

A antecipação ocorre em um momento histórico para os trabalhadores brasileiros. O Congresso Nacional aprovou definitivamente o fim da escala 6×1 e promulgou, em 16 de outubro, a Emenda Constitucional nº 141 de 2026. A nova regra tem como marco de início 16 de dezembro de 2026, garantindo duas folgas semanais e redução progressiva da jornada de trabalho, sem diminuição dos salários.

Entretanto, algumas das maiores empresas do varejo decidiram não esperar pelo prazo estabelecido na Constituição. As redes começaram a substituir os seis dias de expediente por cinco, permitindo que seus funcionários tenham mais tempo para descansar, cuidar da família e realizar atividades pessoais.

Além de melhorar as condições de trabalho, as companhias procuram enfrentar um problema recorrente no comércio: a dificuldade para contratar profissionais e manter equipes completas, especialmente em estabelecimentos que funcionam aos fins de semana e feriados.

Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo e Pacheco antecipam fim da escala 6×1

As principais mudanças no setor farmacêutico começaram pelas redes Raia e Drogasil, pertencentes à RD Saúde, uma das maiores empresas de farmácias do Brasil, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo.

A companhia adotou a escala 5×2 em suas mais de 3.500 unidades, distribuídas por diferentes estados brasileiros.

A implementação começou em 2025, inicialmente para gerentes e farmacêuticos. Posteriormente, a empresa ampliou o modelo para os demais profissionais das lojas.

Com isso, os funcionários passaram a trabalhar cinco dias por semana, com direito a dois períodos de descanso, sem precisar aguardar a nova determinação constitucional.

A medida também chegou antecipadamente às Drogarias São Paulo e Pacheco, que pertencem ao Grupo DPSP.

A empresa implementou a escala 5×2 em toda a sua rede de aproximadamente 1.650 estabelecimentos, beneficiando cerca de 24 mil trabalhadores.

Segundo o grupo, a decisão trouxe resultados positivos para a satisfação das equipes, a qualidade do atendimento e a capacidade de atrair novos profissionais.

Entretanto, tanto a RD Saúde quanto o Grupo DPSP mantiveram inicialmente as 44 horas semanais, redistribuindo o tempo de trabalho entre cinco dias.

Agora, com a promulgação da nova emenda constitucional, essas empresas também precisarão seguir o cronograma nacional de redução da jornada.

Gigante dos supermercados anuncia escala 5×2 em todas as lojas

No setor supermercadista, o Grupo Savegnago também tomou a dianteira na substituição da escala 6×1.

A rede, que possui forte presença no interior de São Paulo, anunciou a implantação do modelo 5×2 em todos os seus supermercados, após realizar experiências em unidades selecionadas.

O projeto começou em estabelecimentos do interior paulista e avançou gradualmente para outras cidades, incluindo Campinas, Sumaré e Hortolândia.

Com os resultados considerados satisfatórios, a empresa decidiu ampliar a iniciativa para toda a rede Savegnago Supermercados ao longo de 2026.

Parte das unidades do Paulistão Atacadista, que pertence ao mesmo grupo, também passou a integrar o novo formato de trabalho.

A decisão trouxe impactos importantes para as contratações. Segundo informações divulgadas pela companhia, a procura por oportunidades de emprego cresceu 120% após a adoção da escala 5×2.

A rede também identificou redução de despesas com horas extras e melhorias nos indicadores de faltas e permanência dos profissionais.

Inicialmente, o Savegnago conservou as 44 horas semanais, com expediente de aproximadamente 8 horas e 48 minutos por dia.

Supernosso também antecipa mudança para funcionários

Em Minas Gerais, o Grupo Supernosso iniciou uma transformação semelhante em suas operações.

A companhia, responsável pelos supermercados Supernosso e Apoio Mineiro, começou a experimentar a escala 5×2 em março de 2026.

O projeto inicial envolveu aproximadamente 500 profissionais em três estabelecimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A experiência apresentou resultados positivos na retenção de trabalhadores, sem prejudicar o desempenho comercial das lojas participantes.

Posteriormente, a empresa anunciou a ampliação da escala 5×2 para outras unidades da região.

Em junho, mais 13 estabelecimentos passaram a integrar o novo modelo, enquanto a companhia estabeleceu como objetivo alcançar todas as suas 45 lojas até o final de 2026.

A expansão deverá beneficiar aproximadamente 4.800 trabalhadores, conforme o planejamento divulgado pela rede.

Para viabilizar a mudança, o grupo reorganizou horários de funcionamento e a distribuição dos funcionários entre os turnos.

Extrabom amplia fim da escala 6×1

O Espírito Santo também entrou na lista de estados com supermercados que decidiram antecipar o novo regime de trabalho.

O Grupo Coutinho, responsável pelas bandeiras Extrabom, Extraplus e Atacado Vem, iniciou a implantação da escala 5×2 durante 2026.

A primeira etapa contemplou três lojas do Extrabom, localizadas em Laranjeiras, na Serra, Praia das Gaivotas, em Vila Velha, e Vila Rubim, em Vitória.

Posteriormente, a iniciativa começou a alcançar outros estabelecimentos da companhia.

Em outubro, o próprio Grupo Coutinho divulgou oportunidades de emprego com escala 5×2 em cidades como Vitória, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Anchieta e Viana.

Entre as funções anunciadas estavam operadores de caixa, repositores, embaladores, açougueiros e auxiliares de limpeza.

As vagas mostram que a empresa ampliou a aplicação da nova jornada para diferentes regiões do Espírito Santo, embora a mudança ainda não esteja comprovadamente concluída em todas as operações do grupo.

Coop e Farmácias São João também aderem à nova escala

Outra empresa que antecipou a mudança foi a Coop, cooperativa que atua no comércio de alimentos e medicamentos.

Desde 2 de fevereiro de 2026, todas as drogarias da rede passaram a utilizar a escala 5×2.

A iniciativa contempla estabelecimentos da região do ABC paulista e de municípios como São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba e Tatuí.

Nos supermercados, a empresa adotou uma estratégia diferente e iniciou um projeto experimental em Piracicaba, com o objetivo de avaliar os resultados antes de levar o modelo às demais unidades.

A Farmácias São João, uma das maiores redes do Sul do Brasil, também começou a substituir a escala 6×1.

A companhia iniciou a implantação gradual em parte de suas lojas durante 2026.

Com aproximadamente 1.250 estabelecimentos e mais de 24 mil funcionários, a rede passou a avaliar os impactos da mudança sobre o funcionamento das unidades e a rotina dos trabalhadores.

Entretanto, a empresa não havia confirmado a conclusão da implantação em toda a rede, mantendo o processo de adaptação.

Supermercados Pague Menos também antecipam duas folgas semanais

A Rede de Supermercados Pague Menos, com atuação no interior paulista, também decidiu alterar o modelo tradicional de trabalho.

A implantação começou em janeiro de 2026, com experiências em estabelecimentos de São Pedro e Limeira.

Após os primeiros resultados, a empresa avançou com a expansão da escala 5×2 para outras lojas.

Ao longo do ano, a rede confirmou a continuidade da iniciativa como parte de sua política de valorização dos funcionários.

Entre os benefícios identificados estavam a redução de faltas, o aumento do engajamento e a melhoria da permanência dos profissionais.

Algumas unidades também precisaram reorganizar os horários de atendimento, principalmente aos domingos, para acomodar as novas escalas.

A empresa atua no ramo supermercadista e não possui relação com a rede de farmácias Pague Menos.

Fim da escala 6×1 já foi aprovado e promulgado no Brasil

Enquanto essas empresas avançavam com mudanças próprias, o Congresso Nacional concluiu a aprovação da proposta que estabelece uma nova jornada de trabalho no país.

O Senado Federal aprovou a PEC 221/2019 em dois turnos no dia 14 de outubro de 2026.

A votação terminou com 75 votos favoráveis e apenas um contrário em cada turno, garantindo a aprovação do texto que já havia passado pela Câmara dos Deputados.

Dois dias depois, em 16 de outubro, o Congresso realizou a promulgação da Emenda Constitucional nº 141 de 2026.

Com a publicação da nova norma, o fim da escala 6×1 deixou de ser apenas uma proposta e passou a integrar a Constituição Federal, embora sua aplicação obrigatória siga um período de transição.

A legislação estabelece duas mudanças importantes: garante dois dias de descanso remunerado por semana e determina a redução gradual da jornada máxima de trabalho, sem diminuição salarial.

O novo modelo também prevê que um dos dias de descanso ocorra preferencialmente aos domingos.

Diferentemente de um projeto de lei comum, a emenda constitucional não depende de sanção presidencial. Portanto, a aprovação e a promulgação pelo Congresso concluíram o processo legislativo.

Fim da escala 6×1 já tem data: veja quando começam as duas folgas por semana

O dia 16 de dezembro de 2026 é o marco previsto para as empresas começarem a cumprir a nova jornada de trabalho, conforme a contagem do prazo de dois meses estabelecido pela Emenda Constitucional nº 141.

A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União em 16 de outubro de 2026. Com isso, os empregadores passaram a ter um período de adaptação para reorganizar suas operações.

O texto constitucional estabelece o prazo em meses, e não uma data expressa no calendário. Embora algumas divulgações oficiais tenham mencionado 15 de dezembro, a contagem de vigência prevista na legislação aponta para 16 de dezembro. O tema ainda apresenta divergências de interpretação sobre o dia exato.

Nova escala 5×2 terá mudança na jornada em duas etapas

Além de garantir duas folgas semanais, a nova legislação determina uma diminuição gradual da quantidade de horas trabalhadas, sem redução dos salários.

A redução da carga horária ocorrerá em duas etapas principais:

  • 16 de dezembro de 2026: início previsto da obrigatoriedade das duas folgas remuneradas por semana e redução da jornada máxima de 44 para 42 horas semanais.
  • 16 de dezembro de 2027: a jornada máxima regular passará para 40 horas semanais, mantendo os dois dias de descanso e sem cortes salariais.

Dessa maneira, os trabalhadores abrangidos pela regra não precisarão esperar até o final de 2027 para conquistar a segunda folga.

A primeira mudança deverá ocorrer ainda em dezembro de 2026, enquanto a redução completa da carga horária será concluída no ano seguinte.

Entretanto, a legislação também admite situações excepcionais. Por meio de acordos ou convenções coletivas, determinadas categorias poderão organizar sistemas de compensação.

Nesses casos, os funcionários poderão trabalhar seis dias em uma semana específica, desde que recebam folgas compensatórias dentro do mesmo mês.

A regra exige uma média equivalente a dois dias de descanso remunerado por semana no mês e pelo menos uma folga a cada período máximo de uma semana de trabalho.

Além disso, a emenda prevê regras particulares de transição para determinados contratos de terceirização da administração pública e situações específicas relacionadas à duração da jornada.

Trabalhadores que já estão na escala 5×2 terão mudança na jornada?

A antecipação realizada pelas redes de supermercados e farmácias não elimina a obrigação de cumprir a nova carga horária estabelecida pela Constituição.

Isso acontece porque muitas empresas substituíram a escala 6×1 pela 5×2 sem diminuir as 44 horas semanais.

Nesse formato, os profissionais trabalham aproximadamente 8 horas e 48 minutos por dia, desconsiderando os intervalos que não integram o expediente.

Com o início da primeira etapa da nova legislação, a jornada máxima semanal será reduzida para 42 horas.

Durante a transição, a empresa poderá distribuir essas horas entre cinco dias, com expediente de aproximadamente 8 horas e 24 minutos, desde que exista autorização por acordo ou convenção coletiva para ultrapassar o limite normal de oito horas diárias.

Ao final da transição, a jornada regular será limitada a oito horas por dia e 40 horas semanais, ressalvados os regimes e exceções previstos na legislação.

A redução da carga horária não poderá provocar diminuição dos salários, conforme determina a Emenda Constitucional nº 141.

Por exemplo, um trabalhador que recebe R$ 2.500 mensais para cumprir 44 horas semanais deverá manter a remuneração ao passar para os novos limites de 42 e, posteriormente, 40 horas.

Portanto, os funcionários das redes que já oferecem duas folgas poderão conquistar um benefício adicional: além de manter os dois dias de descanso, passarão a trabalhar menos horas durante a semana, sem redução salarial.

A principal diferença é que essas empresas decidiram antecipar a mudança na escala, enquanto os demais empregadores abrangidos pela nova regra deverão realizar as adaptações dentro dos prazos estabelecidos pela Constituição.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos do Brasil e temas de interesse público nacional.

Leia também