Serra, 21 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Sem categoria

Serra, 2 de dezembro de 2016 às 8:29

#ForçaChape


“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.

A citação acima é de autoria de Sêneca, filósofo que viveu há aproximadamente 2.000 anos, durante o Império Romano. 

Apesar da brevidade da frase, sua análise meticulosa nos leva a reflexões existenciais. Como lidamos com nossas vidas? Quão efêmera é nossa existência? Quais são as nossas prioridades pessoais diariamente? Diante da tragédia que abateu o Brasil esta semana, com o desastre aéreo que ocorreu com o time de futebol da Chapecoense, estas e outras questões devem ter rondado o pensamento de muitas pessoas.

É possível pessoalizar bastante o que seria ‘viver bem’ – cada um de nós poderia dar uma resposta diferente. Ao trazer tais pensamentos para o campo da política, contudo, os elementos centrais deixam a relatividade para entrar na objetividade das ações práticas. Na política, os atos particulares deveriam ter como parâmetros a convivência social, respeitando as diferenças, mesmo que não haja concordâncias. As prioridades pessoais de agentes públicos deveriam ser zelar pela vida e o bem-estar de seus cidadãos. Em breves palavras, viver bem no exercício público deveria ser traduzido em fazer o bem público constantemente.

Tais condutas, entretanto, nem sempre são adotadas. Afinal, não raro, na ânsia de defender projetos partidários ou religiosos/ideológicos, muitos se esquecem de fazer alusão a propostas realmente sociais e coletivas, com respeito às diversidades.

E a experiência do esporte poderia nos ensinar muito na política. Afinal, as primeiras manifestações públicas de apoio têm mostrado uma capacidade de empatia singular. Têm apresentado que as diferenças entre povos, nações e interesses particulares são menores que nossas semelhanças. Espero que no mês natalino, o ‘bom velhinho’ multiplique o sentimento de solidariedade com o próximo – mesmo que esse próximo seja um desconhecido. Que nossos representantes políticos parem de pensar em seus projetos pessoais e em premissas financeiras e se dediquem, principalmente, àqueles que mais precisam do Estado.
#ForçaChape#ForçaBrasil




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por