• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 63.562 casos
  • 1.352 mortes
  • 61.622 curados
20.7 C
Serra
sábado, 12 junho - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 63.562 casos
  • 1.352 mortes
  • 61.622 curados

Faculdade UCL vai ampliar atuação no ensino à distância no ES

Leia também

Ministro de Bolsonaro cita a Serra e divulga vídeo da obra do Contorno do Mestre Álvaro

Na última sexta-feira (11) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas publicou um vídeo em suas redes sociais,...

Atenção: Serra ainda tem vagas para vacinas de Covid (1° e 2° dose) e Influenza

A Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Saúde, informa que das vagas abertas nesta sexta-feira (11),...

Serra retoma aulas presenciais para 14 mil alunos do 6º ao 9º ano e EJA

  As atividades para os alunos da rede municipal de educação da Serra que estão cursando entre o 6º e...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

A UCL deu os primeiros passos rumo à oferta do ensino à distância em 2018. Foto: Divulgação

A Faculdade UCL, localizada em Manguinhos, na Serra, obteve do Ministério da Educação o credenciamento definitivo para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de ensino à distância. A instituição agora pode ampliar o leque de opções para estudantes que não têm, em condições normais – sem pandemia, disponibilidade de participar de aulas presenciais.

O diretor executivo da UCL, Paulo Vitor Bruno Onezorge, afirmou que, em breve, a faculdade passará a oferecer novos cursos totalmente à distância. “Já estamos trabalhando para que isso aconteça o mais breve possível. Por questões estratégicas, ainda não podemos divulgar quais serão os cursos, mas é possível adiantar que exploraremos, além do ensino de engenharia, a formação de profissionais voltados para outras áreas do mercado”, disse.

Em 2018, a UCL deu os primeiros passos rumo à oferta do ensino à distância, quando lançou quatro engenharias (Civil, de Produção, Mecânica e Química) na modalidade semipresencial, em que os estudantes fazem aulas on-line e vão até a faculdade para aulas práticas e avaliações. “Fomos os primeiros no Brasil a oferecer o curso de Engenharia Química na modalidade semipresencial”, lembrou Paulo Vitor.Quando tudo voltar ao normal, pós-pandemia, a expectativa é que a UCL ofereça cursos em três modalidades: presencial, semipresencial e à distância.

Pandemia

A pandemia, apesar de ter imposto cenários completamente adversos, inclusive na área da educação, serviu de oportunidade para a UCL aperfeiçoar as técnicas de ensino virtual.

Segundo Paulo Vitor, antes mesmo de a UCL oferecer cursos semipresenciais, a faculdade já adentrava no universo das aulas on-line.

“Movidos por sempre oferecer inovação aos nossos alunos, fomos buscar uma ferramenta que possibilitasse algo diferente daquilo já utilizado por outras instituições de ensino. Adotamos, então, uma plataforma usada em Harvard, que chamamos de ESO, para oferecer, online, algumas aulas dos cursos tradicionais. Deu tão certo que fomos ampliando a nossa visão sobre a oferta do ensino à distância e iniciamos no semipresencial. Nesta pandemia, ficamos diante  da necessidade de oferecer todas as nossas aulas e reunir todos os nossos alunos virtualmente. Foi uma crise que transformamos em oportunidade, aproveitando para aperfeiçoar técnicas e qualificar nossa equipe. O credenciamento definitivo do MEC veio em um momento em que nos consideramos preparados”, comentou o diretor.

Paulo Vitor citou a fala de um dos avaliadores que analisaram o conteúdo e as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação da UCL.

“Ele disse no relatório apresentado ao MEC que a IES sob avaliação possui um modelo de desenvolvimento e aplicação de LMS (Learning Management System) exemplar para o nosso país”, contou.

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!