Serra, 20 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 6 de dezembro de 2016 às 18:02

Estado vai transferir UTIN do Dório Silva para Vila Velha nesta quinta (08)


 

A Serra vai perder 26 UTI´s neonatais para Vila Velha. Foto: Divulgação

A Serra deve perder 26 UTI´s neonatais para Vila Velha. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Os 26 leitos UTI Neonatal do Hospital Dório Silva serão transferida para o Hospital e Maternidade Infantil de Vila Velha (Himaba), já nesta quinta-feira (8). A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, em entrevista coletiva na tarde desta terça – feira (6).

A decisão não bem recebida por funcionários do hospital e comunidade serrana, que prometem se manifestar contra a transferência. Desde 2015 o Governo vem tentando transferir a UTI, mas por conta da repercussão negativa, acabou adiando.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindisaúde), Jovânio Barbosa Oliveira, está surpreso com a rapidez da decisão. “Fomos todos pegos de surpresa com a informação de que a transferência será nesta quinta (8). O Governo do Estado vem com o discurso de transferir para o Himaba há tempos. A comunidade serrana será muito prejudicada, então faremos uma mobilização amanhã, às 9h, no auditório do Dório Silva”, avisa o sindicalista.

Do movimento popular da Serra, Jean Cassiano, confirmou que a mobilização marcada para esta quarta-feira (07) pode virar um protesto. “O Conselho Gestor do Dório e a Federação da Associação de Moradores da Serra (Fams), em conjunto com a sociedade civil organizada não vão aceitar que um equipamento como o Dório Silva seja fechado sem antes termos uma audiência pública. Deve acontecer uma paralisação total das vias e isso que pode chegar até o Palácio Anchieta”, diz o ativista.

A assessoria de imprensa do Governo do Estado disse que o objetivo da transferência é melhorar a qualidade no atendimento, afirmando que mães e bebês receberão toda infraestrutura no Himaba.

Acrescentou que após a transferência o Dório Silva receberá 177 leitos para urgência e emergência e ampliará serviços de hemodiálise, cirurgia ginecológica, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva. Mas não deu prazo de quando estarão disponíveis à população.

Políticos da Serra reagem

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) protocolou hoje (06) um documento endereçado ao secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, pedindo que não feche a unidade, sob o argumento de que a Serra é a cidade onde mais nascem crianças no ES e que o transporte de recém nascidos é de risco.

Bruno destaca ainda que o Dório também atende recém nascidos de cidades do norte e do interior do ES.

Já o futuro deputado estadual Jamir Malini (PP) – em 2017 ele herdará a vaga do deputado Cacau Lorenzoni, eleito prefeito de Marechal Floriano – disse que já pediu audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) e com o secretário Ricardo de Oliveira para pedir que cancelem a transferência.   




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por