A semana foi de uma rebelião no ninho tucano, que ainda não se sabe a dimensão da mesma e nem o tempo de duração, mas foi o suficiente para mostrar que não há unanimidade entre os filiados do PSDB da Serra com relação à anunciada pré-candidatura de prefeito de Vandinho Leite.
Oficialmente Vandinho ainda não está filiado no PSDB, mas extraoficialmente há quem afirme que a ficha dele foi assinada dias atrás, em Brasília, em reunião que contou com a presença do senador Aécio Neves. Provavelmente Vandinho está esperando a tão sonhada ‘janela da infidelidade’, em vias de ser aprovada pelo Congresso Nacional, que ficará aberta por 30 dias, permitindo a troca de partido para quem quer disputar a eleição do ano que vem.
Formalmente Vandinho ainda é filiado ao PSB e, caso saia antes da janela se abrir, ele perde a condição de primeiro suplente de deputado federal.
Mas a celeuma causada no ninho tucano foi provocada pelo auditor fiscal da Prefeitura da Serra, cedido ao Governo do Estado para ocupar a presidência do Idaf, que é José Maria de Abreu Júnior, o ‘Juninho’, que disse não ter se sentido confortável com a pré-candidatura de Vandinho a prefeito da Serra sem ele ao menos estar filiado ao PSDB.
Juninho não disse abertamente, mas insinuou que o PSDB da Serra foi precipitado ao anunciar a pré-candidatura de uma pessoa que nem filiada é e sem nenhuma discussão interna, e frisou que o seu pensamento é o mesmo de outras pessoas que preferiram não se pronunciar.
Além de questionar a pré-candidatura de Vandinho, Juninho Abreu colocou-se como pré-candidato a prefeito da Serra também e demonstrando disposição de disputar a indicação do seu nome junto aos membros do Diretório Municipal. O presidente do Idaf destacou ainda que é filiado ao PSDB, é filho da Serra, mora no município, é servidor efetivo da Prefeitura, conhece a cidade, suas necessidades e lembrou que já foi secretário municipal nas gestões de João Baptista da Motta (PSDB) e de Sérgio Vidigal (PDT).
Max Mauro x Rodney e a eleição na Serra
Nos bastidores, acredita-se que Juninho questionou a pré-candidatura de Vandinho Leite a prefeito da Serra e lançou o seu nome orientado pelo deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Mas Abreu jura que não. Que Vidigal em momento algum teria pedido isso a ele; nem Vidigal e nem Motta, ao qual Juninho tem muita gratidão e que também não está satisfeito com os rumos do partido na Serra.
Mas há também quem afirme que a reação de Juninho pode passar pelo Palácio Anchieta e chegar a Vila Velha.
É que Vandinho teria como ‘padrinho’ no ninho tucano o deputado federal Max Filho, desafeto histórico do governador Paulo Hartung e pré-candidato a prefeito de Vila Velha, cadeira hoje ocupada por Rodney Miranda (DEM), aliado de primeira hora do governador, mas que não conseguiu emplacar como prefeito.
Portanto, criar uma confusão dentro do PSDB da Serra, serviria para ajudar Vidigal, já que há um acordo verbal com o vice-governador Cesar Colnago, do PSDB caminhar com o PDT na Serra, que estaria sendo rompido pela necessidade do partido ter candidato próprio a prefeito nas grandes cidades.
Aeroporto já
O deputado federal Sérgio Vidigal vem fazendo esforços junto aos governos federal e estadual para a construção do aeroporto internacional de cargas na Serra. Vidigal enfatizou que vem mantendo contatos também com grupos da iniciativa privada que poderiam estar investindo no projeto, que se tornaria uma nova âncora da economia do município.