25.7 C
Serra
terça-feira, 30 novembro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Em Risco Extremo, Serra seguirá sem Transcol e com comércio funcionando em horários especiais

Leia também

Direitos Humanos | Serra vai ter mutirão para retificação de gênero e de nomes de pessoas trans

No dia 10 de dezembro se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.  E na Serra vai ter uma...

Prefeitura vai reforçar iluminação em bairros da Serra com extensões de rede

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Serviços (Sese), anunciou que sete bairros da Serra vão ganhar reforço...

ES terá audiências públicas para mostrar diagnóstico de ações para reduzir riscos de inundações

Ao longo dos meses de dezembro deste ano e janeiro de 2022, o Governo do Estado, discutirá a macrodrenagem...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Até o dia 11 o sistema Transcol transportará apenas profissionais da saúde, como na semana anterior. Foto: Arquivo TN

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na sexta-feira (2), o 49º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência a partir desta segunda-feira (05) até o próximo domingo (11). Com o fim da quarentena em todo território estadual, o Governo do Estado retorna à classificação das medidas qualificadas nos municípios com base nos indicadores da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Toda a Grande Vitória, incluindo a Serra, está classificada como Risco Extremo.

No Risco Extremo, os restaurantes, estabelecimentos comerciais e de serviços poderão atender o público de quarta a sexta-feira das 10h às 16h. Nestes dias, Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. Comércio e shoppings não poderão funcionar ao sábados.

Em relação ao transporte coletivo, a circulação dos ônibus do Sistema Transcol continuará suspensa até o dia 11, sendo mantida a operação especial de transporte dos profissionais de saúde.

Os bares seguem com o atendimento ao público suspenso, podendo funcionar apenas pelo serviço de delivery.

Já as atividades e serviços classificados como essenciais pelo Decreto nº 4848-R podem funcionar até as 20h, mesmo nas cidades com essa classificação de risco. As atividades educacionais com a presença dos estudantes ficam suspensas, sendo permitidas as aulas remotas.

A partir do dia 12, os ônibus do Sistema Transcol voltarão a circular normalmente durante os dias da semana das 5h às 22h. Nos finais de semana, os coletivos vão transportar somente profissionais da saúde. Os ônibus intermunicipais poderão voltar a circular com 50% da capacidade das 5h às 22h. O transporte rodoviário e ferroviário interestadual de passageiros segue suspenso em todo o Espírito Santo.

De acordo com a nova classificação, 37 municípios capixabas estão classificados em Risco Extremo, 39 em Risco Alto e dois (Conceição da Barra e Ibitirama) em Risco Moderado. Não há municípios classificados em Risco Baixo.

Durante o pronunciamento transmitido ao vivo pelas redes sociais, o governador reforçou a importância do período de quarentena para conter o avanço da pandemia no Espírito Santo. “Serão 18 dias de quarentena até este domingo [04]. A quarentena foi definida por nós como uma forma de reduzir a transmissão do vírus. Isso vai ser notado daqui a pouco, porque o efeito de uma quarentena na transmissão demora um pouco mais de tempo. As pessoas que não foram contagiadas nesse período deixarão de fazer pressão sobre o sistema de saúde mais adiante”, afirmou.

Casagrande prosseguiu: “A quarentena foi também para a redução das internações nos hospitais decorrentes de traumas e outras enfermidades. Isso já mostrou um resultado efetivo. Do dia 1º ao dia 19 de março, a regulação do sistema de saúde em clínica médica, que são todas as outras atividades da saúde sem incluir os casos de Covid, nós tínhamos 21,5 procedimentos diários em média. Do dia 20 ao dia 31 de março, essa média caiu para 14,5 procedimentos por dia. Isso significa que nós conseguimos aliviar e reverter leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus.”

Leitos de UTI

O governador também anunciou a abertura de 500 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com a Covid ao longo de todo o mês de abril. “Serão 200 leitos de UTI e mais 300 de enfermaria. Vamos passar de 2.100 leitos até o fim do mês. É o maior número de leito per capita do País. Mas é fundamental que você considere o seu compromisso de ajudar a reduzir a transmissão do vírus. Não deixe de usar a máscara, porque ela salva vidas. Temos uma lei federal que obriga o uso da máscara. Cumpra todo esse protocolo, como também o uso de álcool gel e evitar aglomerações, para que a gente possa vencer essa doença”, declarou.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Conceição da Barra e Ibitirama.

 

 

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!