Dilma X Aécio: chegou a hora da decisão

0
No estado todo 2.6 milhões vão para as urnas. Na Serra, 288 mil aptos para o voto
No estado todo 2.6 milhões vão para as urnas. Na Serra, 288 mil aptos para o voto

Domingo (26) é dia para escolher o próximo presidente da República. A disputa neste segundo turno está intensa e difícil de prever entre a presidenta Dilma Roussef (PT), que busca a reeleição, e Aécio Neves (PSDB).

No Estado não haverá segundo turno já que Paulo Hartung (PMDB) foi eleito governador ainda no primeiro turno. O eleitorado capixaba é de 2.653.536 aptos. Já a Serra tem 288.970 eleitores aptos e é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, atrás de Vila Velha.

Para a professora Clarice Lyra a melhor opção é Dilma porque conseguiu melhorar a vida dos brasileiros. Já a publicitária Karla Alvarenga entende que Aécio é a melhor opção e que é hora do PT sair.

Para o presidente regional do PT, João Coser, a expectativa é positiva com a militância na rua até domingo. “Percebemos melhora nos indicadores de votos de Dilma.

O Governo Federal está presente em centenas de investimentos nas cidades capixabas, com transferência de renda, construção de rodovias e portos. Não acredito na vitória de Aécio, cujo governo pararia o país por dois ou três anos, aumentaria juros, reduziria o crédito, emprego e outras medidas”, contou Coser.

Já o presidente estadual do PSDB, César Colnago, destacou que o seu candidato tem a melhor proposta, que é a de mudança para um governo eficiente, ético e com retomada de crescimento. “No Espírito Santo, vemos muitos movimentos partidários espontâneos com a militância na rua. Pesquisa não é eleição; sentimos nas ruas que a população vai votar em Aécio. Nosso candidato vai fazer o Brasil voltar a crescer no eixo da ética. E para o Estado a relação Aécio com o futuro governador Hartung vai nos tirar do isolamento”, pontuou.

 

Divulgação do resultado no ES deve sair às 20h

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a divulgação dos resultados para presidente da República no segundo turno só começará a partir das 20h, pelo horário de Brasília. “Como a votação se encerra às 17h, acreditamos que às 20h (quando será permitido divulgar o resultado) o ES já tenha completado totalmente a apuração das suas urnas. O Estado sempre está entre os primeiros a divulgar o resultado, porém não podemos afirmar que será o primeiro a divulgar”, disse a assessoria do órgão por meio de nota.

Sobre ausência e justificativa de votos, o Tribunal Superior Eleitoral informa que o eleitor que não compareceu para votar no primeiro turno terá até o dia quatro de dezembro para justificar sua ausência. Quem não votar no segundo turno terá até o dia 25 de dezembro para a justificativa.

Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a eleição no Espírito Santo terá em atividade 6.767 policiais militares, 640 policiais civis e 164 bombeiros.

Comentários