• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 57.848 casos
  • 1.210 mortes
  • 55.783 curados
25.4 C
Serra
quinta-feira, 13 maio - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 57.848 casos
  • 1.210 mortes
  • 55.783 curados

Descarte de lixo: conscientização ajuda a manter a cidade limpa e evita acidentes com coletores

Leia também

Lixão em Novo Porto Canoa tira sono de moradores que pedem providência

Um imenso lixão está se formando na Avenida Amazonas, em Novo Porto Canoa, no terreno que fica em frente...

Festival apresenta 12 atrações musicais capixabas de diferentes estilos e linguagens

Doze atrações musicais capixabas com performances que entregam grito por diversidade e liberdade. E mais: dança, rock, fala, hip...

De mochilão e bicicleta, amigos vem pedalando da Argentina para conhecer belezas da Serra

Imagine conhecer o litoral brasileiro dando muitas pedaladas? Uma aventura e tanto, não é? Em busca da liberdade e...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Um cuidado importante é colocar, por exemplo, as sacolas na rua próximo ao horário de passagem dos caminhões de coleta. Foto: Divulgação

Mesmo em meio à pandemia, os serviços de limpeza urbana não pararam. Isso porque interrompê-los implicaria mais prejuízos à saúde da população. Com o isolamento social, o volume de lixo produzido nas casas cresceu, e é importante que a conscientização da população aumente também.

Para que o trabalho dos profissionais da área seja valorizado e o bem-estar dos cidadãos seja preservado, é fundamental que cada morador faça o descarte dos resíduos domiciliares de forma correta e responsável.

Um cuidado importante é colocar, por exemplo, as sacolas na rua próximo ao horário de passagem dos caminhões de coleta.

“O ideal é fazer isso no início de cada turno, para evitar que as sacolas fiquem expostas e sejam rasgadas por pessoas e animais, espalhando resíduos pelas ruas. Isso contribui para que a cidade fique limpa e auxilia no trabalho de coletores e garis. O turno da manhã começa às 6 horas,
e o turno da tarde/noite começa a partir das 16 horas”, destacou Cristiane Felício, Analista de Projetos da Corpus, empresa responsável pela limpeza urbana na Serra.

No município, há bairros onde a coleta é diurna e, em outros, é noturna, sempre feita em dias alternados, três vezes por semana. Em Manguinhos e em Portal de Jacaraípe, por exemplo, o caminhão de coleta passa de manhã, às segundas, quartas e sextas. Em Feu Rosa e em Vila Nova de Colares, passa à noite, às terças, quintas e sábados.

Outro cuidado necessário é com relação aos tipos de resíduos descartados e à forma como são acondicionados. Embalagens de vidro, latas de conserva e outros materiais que representam risco devem ser identificados e descartados de forma a preservar a integridade física dos coletores. No ano passado, foram registradas na Serra 30 ocorrências com profissionais da limpeza feridos.

“É importante colocar resíduos perfurocortantes em caixas de papelão e identificar do que se trata, para que os coletores tenham o cuidado necessário. Tem gente que coloca o vidro quebrado, por exemplo, em uma sacola separada, mas põe a sacola dentro do saco de lixo grande, junto com os outros resíduos. Isso não adianta. É preciso descartar de forma a evitar contratempos com os coletores. Eles usam equipamentos de proteção, mas acidentes acabam ocorrendo. Se cada um fizer a sua parte, ajuda a evitá-los”, comentou Cristiane Felicio.

Quer saber os dias da coleta no seu bairro? Confira a lista com a programação:

CRONOGRAMA DA COLETA DOMICILIAR – SERRA

 Cuide de nossa cidade:

  • Ajude a manter nossa cidade limpa, colocando seu lixo para a coleta no horário correto;
  • Embale separadamente os vidros quebrados;
  • Durante a coleta, mantenha os animais de estimação presos e seguros;
  • Diminua a velocidade ao ultrapassar o caminhão de lixo.

Confira abaixo a lista completa

 COLETA ALTERNADA DIURNA (SEG/QUA/SEX)

Bairros:

Parque Santa Fé / Parque Gaivotas / Parque Beira Rio / São João / Boa Vista/ Marbella/ Bairro Novo/ Costa Bela/ Capuba/ Enseada de Jacaraípe/ São Francisco/ Magistrado/ Bairro das Laranjeiras/ Residencial Jacaraípe/ Lagoa de Jacaraípe/ Jardim Atlântico/ Costa Dourada/ Estância Monazítica/ Manguinhos/ Praia da Baleia/ Portal de Jacaraípe/ Castelândia/ Barcelona/ Planalto Serrano Bloco A (Parte Alta) e Bloco B/ Vista de Serra I/ Maria Niobi/ São Lourenço/ Caçaroca/ Divinópolis/ Belvedere/ Colina da Serra/ Jardim da Serra/ São Marcos/ Cascata/Santo Antônio/ Centro da Serra/ Jardim Guanabara/ Jardim Primavera/ Jardim Bela Vista/ São Domingos/ Palmeiras/ Residencial Centro da Serra/ Civit II

COLETA ALTERNADA NOTURNA (SEG/QUA/SEX)

Bairros:

Estância Monazítica/ São Patrício/ Parque Jacaraípe/ São Pedro/ Castelândia/ Taquara I/ Taquara II/ Colina de Laranjeiras/ Laranjeiras Velha/ Vista do Mestre/ Vista da Serra II/ Campinho da Serra II/ São Judas Tadeu/ Pitanga/ Maringá/ Mata da Serra/ Civit I/ Porto Canoa/ Planícia da Serra/ Solar do Porto/ Tubarão/ Serra Dourada I/ Serra Dourada II/ Porto Dourado/ Serra Dourada II/ Serra Dourada III/ Eldorado/ Novo Porto Canoa/ Nova Carapina I/ Nova Carapina II/ Nova Carapina II/ Monte Verde/ Cidade Pomar/ Eldorado/ Barro Branco/ P. R. Mestre Álvaro/ Nova Carapina I/ Campinho da Serra I/ Planalto Serrano Bloco A (Parte Baixa) e Bloco C / Vista da Serra II/ Barcelona/ Laranjeiras.

COLETA ALTERNADA DIURNA (TER/QUI/SÁB)

Bairros:

Feu Rosa/ Colina de Laranjeiras/ Central Carapina/ Cantinho do Céu/ Furnas/ José de Anchieta II/ Carapina Grande/ André Carloni/ Jd. Carapina/ Jd. Carapina/ Boa Vista II/ Hélio Ferraz/ Rosário de Fátima/ Manoel Plaza/ Hélio Ferraz/ Bairro de Fátima/ Conjunto Carapina I/ Manguinhos/ Camará/ Chácara Parreiral/ Guaraciaba/ Jd. Limoeiro/ Jacaraípe (orla)/ Porto Canoa (Av. Principal)/ Centro de Serra/ São Diogo I/ São Diogo II/ Empresas//Industrias/ Terminal Intermodal de Serra/ Alphaville Jacuhy/ Eurico Sales

COLETA ALTERNADA NOTURNA (TER/QUI/SÁB)

Bairros:

Vila Nova de Colares/ Feu Rosa/ Alterosas/ Nova Zelândia/ Vila Nova de Colares/ Morada de Laranjeiras/ Solar de Laranjeiras/ Portal de Manguinhos/ Laranjeiras/ Laranjeiras/ Valparaíso/ José de Anchieta/ Jd. Tropical/ Valparaíso/ Jd. Limoeiro/ São Geraldo/ São Diogo (empresas/industrias)/ Jd. Limoeiro (condomínios)/ Novo Horizonte/ Praia de Carapebus/ Cidade Continental (setor Ásia e setor África)/ Lagos de Carapebus/ Bicanga/ Balneário de Carapebus/ Cidade Continental (setor Oceânia, setor Europa)/ Novo Horizonte/ Cidade Continental (setor África, setor Ásia, setor América).

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!